Compartilhe

Apesar de muita gente gosta de jogar no PC usando o teclado e o mouse, outros tantos preferem utilizar os controles dos consoles, seja pela conveniência ou porque gostam mais. Independente do motivo, vamos mostrar nesse post como você pode fazer isso.

Vamos revisar os passos para conectar os controles dos principais consoles no seu computador. De cara, afirmamos que a melhor experiência alcançada é com o controle do Xbox, por motivos óbvios: a melhor integração e o suporte nativo com o Windows 10. Ou seja, se você tem um controle desse console, você vai poupar vários passos.

 

 

Playstation 3

 

 

Tenha em mente que os drivers para o controle DualShock 3 não foram atualizados por um longo tempo, então uma atualização do Windows 10 pode fazer com que eles parem de funcionar. Dito isto, os passos são muito simples:

1. Certifique-se de ter o Microsoft .NET Framework 4.5, Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable Package, Microsoft Visual C++ 2013, DirectX Runtime e o driver dos controles Xbox 360 instalados e atualizados no seu computador.
2. Com tudo instalado e atualizado, baixe o SCPToolkit.
3. Conecte o controle do Playstation 3 ao seu computador e deixe o Windows instalar os drivers padrão.
4. Execute o arquivo que você baixou anteriormente, “ScpToolkit_setup.exe”. Seleccione a pasta onde você pretende instalar o configurador e depois clique em “Instalar”. Espere alguns segundos.
5. Clique em “Run Driver Installer”.
6. Na tela que se abre, marque as caixas “Install Windows Service”, “Install Bluetooth driver” e “Install DualShock 3 driver”.
7. Clique em “Instalar” e aguarde.

Os drivers serão instalados quando você terminar. Se falhar, repita o passo 6 marcando a caixa “Force install”.

Pronto. Abra qualquer jogo que suporte os controles, acesse as configurações de controle e mapeie os botões corretamente. Se tudo der certo, você pode jogar com o DualShock 3 sem maiores problemas.

 

 

Playstation 4 e Playstation 4 Pro

 

 

Esse controle pode ser utilizado de forma nativa no Steam. Basta conectá-lo no computador e seguir o processo de configurações que é semelhante ao anterior.

1. Certifique-se que você tem o Microsoft .net 4.5 ou superior e os drivers do controle do Xbox 360 instalados no seu PC.
2. Baixe o DS4 Driver e descompacte o arquivo comprimido.
3. Executar o ficheiro “DS4Windows.exe”.
4. Clique em “Passo 1: Instalar o DS4 Driver” e instale o driver.
5. Conecte o controle do Playstation 4 ao computador usando o cabo USB.

Se tudo deu certo, o controle está pronto para uso com os seus jogos. Novamente, cabe a você configurar os controles manualmente dentro de cada jogo. Se a janela de instalação do driver reaparecer após concluir a etapa 4, aguarde 10 ou 15 minutos para ver se o sistema os detecta e, caso contrário, reinicie o computador.

 

 

Xbox 360, Xbox One e Xbox One S

 

 

Como o Windows é desenvolvido pela Microsoft, é normal que os controles do Xbox contem com uma melhor integração com o sistema operacional e não exijam configurações estranhas. Os passos a seguir são os seguintes:

1. Conecte o controle do Xbox ao PC utilizando o cabo USB.
2. Aguarde o Windows instalar os drivers necessários e aguarde que a notificação apareça indicando que tudo foi instalado corretamente.
3. Abra um jogo e verifique se tudo está funcionando.

Se ainda assim algum problema acontecer, tente conectar o controle em outra porta USB e certifique-se que o Windows está atualizado.

 

 

Nintendo

 

 

Terminamos com o Pro Controller do Nintendo Switch. Ele pode ser conectado a um PC, embora seja um pré-requisito que seu computador tenha uma conexão Bluetooth, então você pode precisar de um adaptador. O Joy-Con também pode ser conectado com o mesmo método. Será necessário que o computador tenha uma conexão Bluetooth ou, alternativamente, você conecte um adaptador.

O processo para a configuração é o mesmo adotado para qualquer dispositivo Bluetooth, ou seja, vá até o painel do dispositivo Bluetooth nas configurações do Windows e emparelhe o controle.

Até agora, tudo bem.

Uma vez conectado, ele pode ser utilizado no Steam e em todos os jogos compatíveis com DirectInput, por exemplo. Para todos os outros jogos, as coisas mudam.

Para usar o controle da Nintendo em qualquer jogo, você terá que emular o controle do Xbox 360 e mapear os controles manualmente. Para fazer isso, uma das opções mais conhecidas é x360ce, embora o processo seja um pouco tedioso.

 

1. Faça o download do x360ce (x32 bitx64 bit).
2. Mova o arquivo que você acabou de baixar para a pasta do jogo no qual você deseja usar o controle. Você terá que repetir este processo em todos os jogos, e isso pode ser um pouco irritante.
3. Execute o arquivo e crie uma biblioteca clicando em “Criar”. Certifique-se de que o controle está ligado no computador.
4. Vai aparecer um esquema para mapear os botões. Clica em cada um deles, selecione “Record” e clique no botão no controle para relacionar esse botão a uma ação equivalente no controle do Xbox. Quando terminar, clique em “Salvar”. Lembre-se de repetir este processo para todos os jogos.

Isto deve ser suficiente. Agora, tudo que você tem que fazer é abrir o jogo que você acabou de configurar e verificar se o controle está funcionando corretamente.


Compartilhe