Wetten.com Brasil Apostas
Home » Software » As novidades do iOS 14 “claramente inspiradas” no Android

As novidades do iOS 14 “claramente inspiradas” no Android

Compartilhe


Nada se cria, tudo se copia!

Não estou criticando a Apple por copiar o Android que, por sua vez, também copia o iOS em algumas de suas funcionalidades. Des de que seja para melhorar a experiência de uso do sistema operacional, está valendo.

Mas é importante deixar claro para os fãs do iOS que o que vocês chamam de “novidade” no iOS 14, os usuários do Android convivem com tais recursos há muito tempo. E nesse post, vamos compilar as principais características do novo sistema operacional móvel da Apple que já estão na concorrência desde o tempo em que tudo isso aqui era mato.

 

 

 

Tradutor

 

 

O novo Tradutor do iOS pode traduzir entre 11 idiomas em modo offline e em tempo real. Um avanço em relação ao Google Translate, que já tem 14 anos de vida e, em março de 2020, recebeu suporte para tradução em tempo real em oito idiomas.

 

 

 

Widgets

 

Não preciso me alongar muito nesse detalhe. Antes, os usuários do iPhone só contavam com apps na tela de início do smartphone. Agora, recebe os widgets, com mais informações e funcionalidades. E essa é a principal característica do Android, que conta com o recurso desde sempre (ou desde 2008, como preferir).

 

 

 

App Clips

 

 

Permite ao usuário do iOS ter um preview dos aplicativos de forma rápida e sem downloads. Algo útil para pagar contas ou estacionar carros, já que é compatível com o Apple Pay e com o Sign in with Apple. Já o Google tem o Instant Apps desde 2016, que é similar: oferece aos apps a sua própria URL para evitar o download de um aplicativo completo para realizar uma única transação.

 

 

 

App Library

 

Uma biblioteca de aplicativos que organiza os seus apps em grupos e listas, permitindo que o usuário “oculte” aplicativos de sua tela de início principal. Algo similar à caixa de aplicativos do Android, mas sem as características de agrupamento de apps.

 

 

 

As rotas para bicicleta no Apple Maps

 

 

A atualização do Apple Maps permite passeios mais ecológicos com a opção dedicada ao ciclismo, indicando rotas específicas considerando a elevação, o barulho e os obstáculos no meio do caminho (incluindo escadarias). O Google Mapas pode não levar em conta as escadas, mas a opção de Ciclismo existe nele desde 2010, e funciona muito bem.

 

 

 

Picture-in-picture

 

Permite aos usuários ver um vídeo enquanto usa outros aplicativos. O vídeo se reduz a uma pequena janela, que pode ser deslocada por qualquer lugar da tela. Mas apesar do áudio não seguir reproduzindo com o vídeo na pequena janela, os smartphones Android já contam com a capacidade de flutuar vídeos sobre outros aplicativos.

 

 

 

Modo Wind Down para você ir dormir

 

 

O Wind Down ajuda na preparação adequada para ir dormir. O recurso, que funciona no iPhone e no Apple Watch, permite a configuração da hora de dormir e despertar que quiser, colocando os dois dispositivos em modo Não Perturbe, além de agregar atalhos para a meditação ou reprodução de músicas relaxantes. Pois bem, o Google não tem um aplicativo dedicado para essa finalidade, mas pode configurar uma rotina para o usuário ir dormir através do aplicativo Google Home.


Compartilhe