Compartilhe

Estar conectado em qualquer lugar é uma necessidade dos tempos atuais. A era da mobilidade resultou em um grupo enorme de usuários e profissionais conectados em smartphones e notebooks. Porém, nem sempre contamos com uma rede sem fio ao nosso alcance. Aqui, não é preciso sentir pânico: basta usar o smartphone e um plano de dados com alguns gigas sobrando para seguir conectado.

Hoje, qualquer dispositivo permite o compartilhamento dos dados contratados para gerar uma rede WiFi a partir do smartphone. É claro que temos que tomar cuidado com o consumo de dados, mas isso não quer dizer que não é possível fazer o gerenciamento de dados.

Nesse post, vamos mostrar como você pode compartilhar os dados móveis do seu smartphone com outros dispositivos, onde o telefone vai atuar como ponto de rede WiFi. Dependendo do sistema operacional do telefone que você possui, o processo será diferente. Mas de um modo geral, o procedimento é de simples execução tanto no Android como no iOS.

 

 

 

Compartilhar dados a partir do Android

 

 

Antes de continuar, é importante lembrar que nomes e a ordem de diferentes configurações mencionados nesse post podem não coincidir com a versão do seu smartphone Android. Porém, a rota de acesso aos recurso é bem intuitiva, não importa o modelo do telefone ou versão do sistema operacional que você usa.

Dito isso, basta entrar no menu de Ajustes e ir em Conexões. Toque em Conexão compartilhada e Modem e, depois, em Conexão compartilhada para ativar o recurso. Também é possível encontrar o termo Hotspot. Além disso, nesse último menu pode ser configurada a senha e o nome da rede que vão aparecer como padrão.

Também é possível compartilhar a conexão à internet do celular via Bluetooth ou cabo USB. Basta selecionar uma ou outra opção, ainda dentro do menu de Conexão compartilhada e Modem.

Por fim, no seu notebook, vá até o menu de redes WiFi para localizar o nome da rede WiFi do seu smartphone (aquela que você criou e estabeleceu como padrão), selecione e digite a senha. O último passo só precisa ser feito uma vez, já que os dados de acesso à rede sem fio ficam salvos no equipamento.

 

 

 

Compartilhar dados a partir do iOS

 

Aqui, os passos são bem similares, mas os recursos e menus mudam de nome, assim como a interface de acesso.

Primeiro, pressione sobre o menu de Ajustes no smartphone. Depois, selecione Ponto de acesso pessoal para ativar a opção Permitir que outros se conectem. Feito isso, a partir deste último menu, também é possível configurar os dados de acesso para começar a compartilhar a sua conexão com outros dispositivos.

A partir do dispositivo que você quer conectar, vá no menu de configuração de redes WiFi para localizar o seu iPhone ou iPad na lista de resultados.

E é isso. Aqui estão as instruções básicas para fazer com que o seu notebook, tablet ou qualquer outro dispositivo com conectividade WiFi utilize a conexão de internet a partir do seu smartphone ou tablet. Espero que este post ajude aos usuários que precisam recorrer ao recurso quando estiver em um cenário sem uma rede sem fio disponível.

Lembrando sempre que: não perca de vista o consumo de dados do smartphone.


Compartilhe