Compartilhe

Nesse post, vamos falar sobre o Wondershare UniConverter (antes Wondershare Video Converter Ultimate), software de conversão de vídeos que foi reformulado para se aproximar das necessidades atuais dos usuários. Já comentamos sobre ele aqui no TargetHD.net em 2017, mas estamos diante de uma nova proposta, que apresenta novidades bem interessantes para os usuários.

 

 

 

Converter é preciso

 

 

A humanidade não fala a mesma língua. Temos mais de 7 bilhões de pessoas no planeta que utilizam diferentes formas de interação, e diferentes idiomas tendem a não se entender sem um tradutor para intermediar a conversa (seja esse tradutor um ser humano ou um sistema eletrônico).

Com os softwares de computador, é basicamente a mesma coisa. Existem diversos formatos de vídeo disponíveis, e cada um deles contam com características muito específicas, exigindo em muitas oportunidades que você utilize um software específico para realizar a execução desses arquivos sem maiores problemas ou complicações.

Os arquivos de formato .MOV normalmente são gerados por dispositivos da Apple (iPhone, iPad, etc). E tudo o que é da Apple é naturalmente mais restrito na sua manipulação. Nesse caso, é difícil até mesmo mover os arquivos do iDevice para o computador, que dirá realizar a leitura dos arquivos nesse formato em determinados dispositivos.

A grande maioria dos smartphones, tablets, set-top boxes e Smart TVs não são compatíveis com o formato .MOV. Logo, a sua solução para reproduzir esses vídeos em outros dispositivos (e até mesmo utilizá-los para outras finalidades, como por exemplo a edição de vídeos) é mesmo convertendo os arquivos para o formato mais popular nesse momento, o .MP4.

Por isso, o Wondershare UniConverter aparece como uma das soluções para solucionar esse problema.

 

 

 

O que o Wondershare UniConverter pode fazer por você?

 

 

A principal missão do Wondershare UniConverter é converter os vídeos de um formato mais restrito para formatos mais populares e acessíveis. O software promete fazer a conversão em alta velocidade para qualquer formato, entregando um arquivo final de alta qualidade para as mais diversas finalidades.

O software também oferece as principais ferramentas para edição de vídeo, incluindo a montagem, inclusão de efeitos, legendas e marca d’água e outras funcionalidades que podem deixar o seu vídeo com um ar mais profissional. Através dele também é possível realizar o download de vídeos de mais de 10 mil sites (incluindo o YouTube, é claro) para visualização offline ou conversão para a reprodução em Smart TVs, smartphones, tablets e outros dispositivos.

 

 

O Wondershare UniConverter também permite a criação e edição de arquivos em DVD e Blu-ray, também convertendo de qualquer formato para esses tipos de discos de mídia, e pode transferir vídeos para dispositivos e discos rígidos externos, com conversão inteligente para os formatos compatíveis durante a transferência.

Outros detalhes desse software que merecem destaque estão na correção dos metadados do vídeo, o modo de compressão de vídeo, recurso para gravador da tela do computador, cópias de DVD (apenas no macOS) e gravação e conversão de CD, entre outros.

 

 

 

Como converter arquivos MOV para MP4 com o Wondershare UniConverter

 

O Wondershare UniConverter pode converter arquivos de qualquer formato de vídeo para qualquer outro formato de forma simples e descomplicada. Porém, vamos utilizar no nosso exemplo a conversão de arquivos MOV para MP4.

Vamos supor que você já realizou o download e a instalação do Wondershare UniConverter no seu computador. Então, basta seguir os passos abaixo.

1) Abra o Wondershare UniConverter e acesse a aba Conversão na seção Converter. Clique no botão Adicionar Arquivos no canto superior esquerdo, e vai aparecer a janela do Explorador de Arquivos do sistema operacional. Aqui, você pode selecionar os arquivos que você deseja converter. Basta então procurar o local onde você salvou os arquivos .MOV, selecionar o arquivo e clicar em Abrir.

 

 

2) O arquivo será adicionado na plataforma de conversão (ou os arquivos, caso você tenha selecionado mais de um). Se você quiser converter todos os vídeos em um único formato, clique no ícone de opções no canto superior direito da janela para abrir a lista de opções dos formatos de arquivos de destino.

 

 

3) Clique na aba Vídeo para abrir a interface que contém todos os formatos de saída de vídeo. Então, selecione o formato MP4. Aqui, vai aparecer uma lista de modelos dentro do formato escolhido. Escolha um modelo sem uma resolução específica para converter o vídeo com a resolução original como padrão, ou você pode ajustar a resolução que o vídeo de destino vai ter. Feito isso, o formato de saída selecionado será exibido à direita na janela de conversão.

 

 

4) Para selecionar formatos de conversão diferentes, clique no ícone de opções e escolha “Converter todos os arquivos para:”, e assim vai aparecer a lista de opções dos formatos de saída. Clique na aba Vídeo para abrir a interface que mostra todos os formatos disponíveis.

5) Selecione o formato MP4, e mais uma vez vai aparecer a lista de modelos dentro desse formato. Escolha o modelo padrão ou ajuste a resolução de destino. Então, o formato de saída selecionado será exibido do lado direito na janela Conversão.

6) Volte aos passos anteriores (passo 4 e 5) para definir os formatos de destino dos demais vídeos.

7) De modo opcional, você pode editar o vídeo antes da conversão. Para isso, clique em um dos três botões disponíveis para edição, onde você pode ajustar, cortar, aplicar efeitos, adicionar marca d’água e legendas ou ajustar o volume do áudio.

 

 

8) Por fim, clique no botão Converter Tudo no canto inferior direito para iniciar a conversão dos vídeos. Também é possível converter cada vídeo de forma individual, clicando no botão à direita de cada vídeo. A conversão em alta velocidade acelera o processo.

 

 

9) Uma vez que o processo de conversão estiver concluído, localize os vídeos convertidos na aba Convertidos. Clique no ícone da pasta para abrir a pasta destino, onde os vídeos convertidos estão salvos. Você pode alterar a pasta de vídeos convertidos para uma de sua preferência, clicando em Menu > Preferências > Localização.

 

 

 

 

Conclusão

 

O Wondershare UniConverter é uma ferramenta bem útil para quem deseja converter os seus vídeos para os mais diferentes formatos, e vai além dessa proposta ao permitir a edição básica dos vídeos antes da conversão, e até mesmo a criação de discos de DVD e Blu-ray ou conversão de CDs em MP3.

O software pode ser a ferramenta simples e prática que você procura para essa tarefa que se tornou tão comum entre os usuários de tecnologia nos dias de hoje, especialmente depois do início da era dos smartphones.

Vale a pena dar uma chance para ele.

 


Compartilhe