Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Como aumentar o armazenamento de jogos no PS5

Como aumentar o armazenamento de jogos no PS5

Compartilhe

Você comprou o seu PS5, recebeu o console em casa, e constatou que o espaço de armazenamento é insuficiente para receber todos os jogos do seu interesse. O que fazer nesse caso?

Aqui, a Sony facilitou muito a vida dos usuários do PS5, já que expandir a capacidade de armazenamento do console acontece de forma interna ou externa. E a externa é via USB. A ideia aqui é usar o disco rígido interno para jogar os jogos do console, que se beneficia de um SSD muito rápido, da compressão de dados e de outros recursos que só esse dispositivo possui.

Por outro lado, podemos armazenar os jogos do PS4 (que são compatíveis com o PS5) em um disco rígido externo, que é acessado pelo console via USB, e os jogos vão rodar a partir desse formato de armazenamento externo.

Para os discos rígidos com USB do PS4, o processo é tão simples quanto conectar o disco na porta e selecionar no console a aba específica da sua interface. Você também pode formatar a unidade para um armazenamento ampliado, e os discos que nesse momento você já tem podem ser utilizados como armazenamento ampliado no console.

A segunda opção é ampliar a memória interna do console (667 GB livres para o usuário dos 825 GB disponíveis na unidade), ampliando o disco rígido através de uma baia de expansão. Vale a pena lembrar que aqui você vai AMPLIAR, mas não SUBSTITUIR, já que o SSD original está soldado no corpo do console.

 

 

Tão simples que só precisa ter uma chave de fenda para tudo funcionar

 

 

O PS5 conta com uma interface M2 com suporte para PCIe 4.0, o que torna o console compatível com todos os modelos de armazenamento SSD NVMe. Para acessar o slot de expansão, basta retirar a tampa branca superior do console, em um processo que dispensa o uso de ferramentas específicas e, o mais importante, não resulta em uma perda de garantia para o usuário).

Basta uma chave de fendas para remover a placa metálica que cobre as portas de expansão, que está localizada ao lado do ventilador do console. Feito isso, você tem acesso às portas para conectar uma nova unidade de armazenamento.

Em testes com o armazenamento externo via unidade de SSD conectada à porta USB 3.0, o tempo de transferência de um jogo como The Last of Us Part II (79.82 GB) do disco externo para o interno é de aproximadamente 5 minutos (4:59 para ser mais preciso).

O tempo de carga do jogo a partir do disco rígido externo é de 10 segundos até chegar ao menu principal do jogo. Se um jogo do PS4 for executado a partir do armazenamento interno do PS5, a velocidade é ainda maior (God of War leva apenas 5 segundos até que os logos apareçam).

Lembrando que a única função dos discos rígidos externos é para a execução dos jogos do PS5. Os jogos do PS5 só podem ser executados ou no SSD interno, ou no SSD NVMe M2 que você conectar como armazenamento de expansão. Também não é possível armazenar os jogos do PS5 em um disco rígido externo para depois realizar a transferência para o console, tal e como acontece com o Xbox Series X. E os discos rígidos USB no PS5 não exclusivamente pensados para rodar os jogos do PS4 nele armazenados.

Por fim (e antes que me xinguem por causa desse post), no momento em que o PS5 foi lançado, ele não possui suporte nativo para essa funcionalidade de expansão de armazenamento via SSD. Esse recurso estará disponível em um momento futuro. Mas ao menos agora você sabe que é possível, e que o procedimento é relativamente simples.

 

 

 

Via Kotaku


Compartilhe