Compartilhe

Finalmente! O Modo Escuro chegou ao Instagram, para a felicidade de muitos usuários. E essa novidade não é apenas uma tendência estética que vivemos nos tempos atuais. Esse modo não apenas reduz a fadiga visual para aqueles que passam muito tempo com o olhar na tela do dispositivo, mas também ajuda a poupar (um pouco) do consumo da bateria, uma vez que em telas AMOLED, OLED, etc, o negro significa LEDs desligados.

Porém, não vale de muita coisa saber que o Modo Escuro está disponível, mas sem saber como ativar o mesmo. E esse é o objetivo desse post.

 

 

Como ativar o Modo Escuro no Instagram

Na prática, você não precisa fazer “nada”. E eu explico o “nada” “entre aspas”: o Instagram simplesmente vai respeitar as configurações determinadas pelo usuário para o sistema operacional no seu esquema de cores. Ou seja, se o Android ou iOS está em modo normal, o Instagram será exibido como sempre foi. Se você usa o Modo Escuro, ele será habilitado de forma automática.

Um detalhe muito importante para ter o Modo Escuro no Instagram é ter um smartphone que seja compatível de forma nativa com esse modo no sistema operacional. Ou seja, um iPhone com iOS 13 e qualquer smartphone com Android 10. Basta você ativar o Modo Escuro no dispositivo com essas duas versões de software, e o mesmo modo é ativado no Instagram.

No caso do iPhone, boa parte dos dispositivos ativos no mercado já contam com o iOS 13. Mas para o Android, bem sabemos que o problema da fragmentação do sistema operacional do Google resulta em poucos dispositivos com a versão mais atualizada desse software. São poucas as pessoas no mundo que contam com um Pixel para receber o Modo Escuro. No caso dos dispositivos Samsung com One UI, apesar de ainda estarem com o Android 9, o Modo Escuro também funciona.

Espero que no futuro essa funcionalidade esteja disponível de forma individual nos principais aplicativos do mercado mobile.


Compartilhe