TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como ativar a Lixeira do Windows em pendrives e discos removíveis | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ativar a Lixeira do Windows em pendrives e discos removíveis

Como ativar a Lixeira do Windows em pendrives e discos removíveis

Compartilhe

Existe uma forma de obter uma proteção extra nos arquivos que você armazena em unidades removíveis, como pendrives, discos rígidos externos ou SSDs portáteis: ativando uma Lixeira do Windows nesses dispositivos.

Este é o tipo de recurso que faz com que se pergunte: “ei, por que eu não pensei nisso antes?”.

Talvez porque você perdeu esses anos todos jogando Minecraft?

Enfim, essa dica faz com que todo e qualquer conteúdo eliminado nas unidades externas acabe passando pela Lixeira do Windows antes do conteúdo ser eliminado em definitivo.

Não dá para criar uma Lixeira em uma unidade externa, e os conteúdos removidos dessas unidades podem ser eliminados em definitivo. Porém, o truque desse post pode recuperar esses arquivos rapidamente, com um simples clique.

 

 

 

Como habilitar a Lixeira em mídias removíveis

O truque não é difícil de ser executado, mas exige uma edição do Registro do Windows, o que pede do usuário que vai realizar essa modificação uma maior atenção nas instruções, apenas para evitar danos mais sérios ao Windows.

Por conta disso, antes de continuar com o processo, é altamente recomendado que você crie um ponto de restauração no Windows. Só para garantir que você pode retomar o estado anterior do sistema operacional em caso de problemas mais sérios.

Dito isso, siga os passos abaixo:

  1. Pressione a tecla Windows, e no campo de busca, digite “Editor de Registro” e tecle ENTER.
  2. Navegue até a pasta HKEY_CURRENT _USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer (se a pasta Explorer não existir no seu registro de sistema, crie ela manualmente dentro de Policies e deixe essa pasta vazia).
  3. No painel do lado direito, clique com o botão direito do mouse no espaço em branco vazio da interface e, no menu que vai aparecer, selecione Novo > Valor DWORD (32 Bits), e dê o nome RecycleBinDrives.
  4. Dê um duplo clique nessa nova chave RecycleBinDrives e mude a sua informação de valor para ffffffff, marcando a casa Hexadecimal.
  5. Reinicie o Windows para aplicar todas as mudanças.

 

 

 

E agora? O que acontece?

A mudança que você acabou de fazer no Registro do Windows vai funcionar no Windows 10 e no Windows 11.

Se você não quer ter que lidar com este processo (porque tem medo de fazer besteira nas mudanças do registro do sistema), pode fazer o download das chaves de registro já criadas, descompactar o arquivo ZIP que acabou de salvar e adicionar essa chave ao seu sistema com um simples clique duplo no arquivo .reg descompactado. No arquivo ZIP você vai encontrar dois arquivos: um para habilitar a lixeira para mídias removíveis e outra para desabilitar o recurso.

Agora, sempre que você apagar um arquivo de um pendrive ou HD externos, ele será localizado na Lixeira, com a letra associada à unidade de origem do arquivo. Então, basta clicar nos arquivos que serão recuperados para restaurar esses itens na sua unidade de origem.

Você pode ajustar o tamanho da Lixeira para todos os discos externos de forma individual. Algo que é importante, pois arquivos muito grandes armazenados nestas unidades podem não ser suportados pela Lixeira do Windows.


Compartilhe