Compartilhe

Por conta da popularidade dos seus smartphones, a Xiaomi naturalmente acaba contando com muitas soluções e ferramentas de software compatíveis com esses dispositivos. A ótima relação custo-benefício que a marca estabeleceu por anos (hoje, os telefones da Redmi e da Poco herdam essa característica) fez com que a sua presença de mercado se tornasse significativa.

Mas o sucesso da Xiaomi não existe apenas porque a empresa decidiu lucrar apenas 5% do valor total das vendas dos seus produtos (e isso permitiu que os telefones fossem mais baratos durante esse tempo todo). A capa de personalização do Android que a empresa desenvolveu, a MIUI, também ajudou no processo.

Muitos alegam que a MIUI tem problemas pontuais, principalmente na gestão e consumo de recursos de hardware do dispositivo, algo que eu até concordo. Porém, nem isso impediu que a interface Android da Xiaomi ganhasse popularidade suficiente para ser adotada por vários usuários que não contam com telefones da marca.

Pois bem, agora temos a MIUI 12, onde a Xiaomi conseguiu surpreender muitos dos seus usuários (e até usuários da concorrência), já que o software oferece vários recursos considerados exclusivos para os seus dispositivos. Na verdade, são soluções que já estão integradas no software, sem depender de download ou instalação de aplicativos de terceiros para executar tais funções.

Agora, com o objetivo de oferecer aos usuários um maior volume de informações sobre o desempenho dos seus dispositivos, a Xiaomi habilitou entre as suas opções de configuração o recurso de “ajuste secreto”, onde é possível modificar alguns aspectos considerados essenciais no smartphone.

 

 

 

Como é o menu secreto de manutenção da Xiaomi

 

A disponibilidade desse menu secreto da Xiaomi é mais que bem vinda naqueles momentos onde o dispositivo apresenta falhas ou um comportamento anormal. Ao acessar esse opção, o usuário pode ter um melhor diagnóstico sobre o problema, e tem a chance de tomar a melhor providência para solucioná-lo.

Esse menu oculto de diagnóstico da Xiaomi já foi mencionado por diversos veículos de tecnologia no passado, e basicamente habilita algumas funções para melhorar o status de funcionamento do telefone, tais como:

– Realizar um escaneamento de segurança
– Controlar de forma avançada o consumo da bateria
– Analisar o consumo elevado de alguns aplicativos
– Otimizar o desempenho para obter uma análise geral da memória cache
– Controle completo da RAM do dispositivo
– Atualizar os aplicativos
– Limpar arquivos de apps como Facebook e WhatsApp que prejudicam o desempenho do dispositivo
– Acelerar os jogos para obter um melhor desempenho
– Revisar problemas de conexão dentro do dispositivo

 

 

 

Como acessar o menu secreto da Xiaomi?

 

1) Vá em Ajustes da MIUI > Meu Dispositivo.
2) Entre no primeiro item do próximo menu que aparece na tela.
3) Entre em Todas as Especificações.
4) Vá em Versão do kernel e toque cinco vezes seguidas para acessar o menu secreto.

 

O aplicativo se encontra no menu de ajustes do dispositivo. Ao encontrá-lo, você pode ver um desenho baseado em abas, onde é possível localizar uma grande quantidade de ajustes, com alguns deles pouco conhecidos. Se o seu dispositivo está apresentando falhas, basta acessar esse recurso para obter um melhor diagnóstico do problema.


Compartilhe