Como acelerar o menu iniciar e programas do Windows 10

Compartilhe

É uma dica antiga, mas que funciona para muita gente. E como a audiência desse blog é rotativa, muitos usuários mais novos ou menos experientes no mundo da tecnologia e da informática não devem conhecer essa dica, que pode ser valiosa para usuários pontuais.

Digo isso porque é bem difícil encontrar em pleno 2020 um computador com Windows 10 que apresente problemas de desempenho, inclusive nos computadores um pouco mais antigos. O nível de otimização dessa versão do sistema operacional é elevado, e máquinas com dez anos de lançamento podem rodar bem a atual versão do sistema operacional da Microsoft.

Mas não vivemos em um mundo perfeito. Alguns usuários contam com PCs e notebooks com mais de 15 anos de vida (e eu não sei como essas pessoas conseguem), e alguns modelos mais recentes contam com nefastos 2 GB de RAM (e eu não sei como o Windows consegue rodar em computadores com tais configurações). Por isso, precisamos de uma solução para tentar ajudar a vida desse povo sofredor.

O menu Iniciar do Windows é um dos aspectos de maior destaque desse sistema operacional, e oferece um elevado nível de personalização. E, em alguns casos, o menu Iniciar se apresenta lento no Windows 10. O motivo dessa lentidão pode estar nos efeitos visuais e animações, que acabam consumindo mais recursos do PC do que deveria.

 

 

 

Como remover os efeitos visuais para acelerar o menu Iniciar e programas do Windows 10

 

Para que o menu Iniciar funcione mais rápido, basta remover os principais efeitos gráficos disponíveis no Windows 10. Ele vai ficar menos vivo e mais chato, mas ao menos será mais ágil e funcional.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

 

1) Digite a combinação de teclas Windows + R para abrir a janela de diálogo Executar do Windows 10.

2) Então, digite o comando Sysdm.cpl, e tecle ENTER para abrir o quadro de diálogo de propriedades do sistema.

3) Na janela de propriedades do sistema, clique na aba Avançado.

4) Vá no segmento Desempenho, e clique em Configurações, para abrir o quadro de diálogo Opções de desempenho.

5) Na aba Efeitos visuais, você verá uma lista de todos os recursos disponíveis para diferentes características visuais do Windows 10.

6) Nessa tela, desmarque a opção de animação de janelas ao minimizar e maximizar, e clique em Aplicar para salvar as mudanças.

 

Se você quer melhorar ainda mais o desempenho do sistema operacional e dos programas instalados, utilize a opção que realiza os ajustes visuais para obter o melhor desempenho do sistema operacional. Assim, são desativados todos os efeitos visuais do Windows 10, que vai ficar muito mais leve e rápido.

O grande inconveniente é que esse modo é mais simples, e fica a seu critério se vale a pena sacrificar um pouco da beleza do Windows 10 em troca de um melhor desempenho geral.

 

 

 

Conclusão

 

Tais modificações não vão resultar em problemas sérios na experiência de uso do Windows 10, e podem ser realizadas com total segurança por usuários com diferentes níveis de habilidades. E se você não gostar dos resultados, saiba que essas mudanças são totalmente reversíveis. Basta seguir os mesmos passos indicados no tutorial e selecionar novamente todas as opções disponíveis nos ajustes visuais.


Compartilhe