O Facebook foi da rede social mais popular do mundo para a rede social mais odiada em 2018. Foi relativamente fácil para a plataforma de Mark Zuckerberg alcançar o topo, mas está igualmente fácil entender os motivos para o cenário mudar de forma tão drástica.

O escândalo da Cambrigde Analytica e sua violação de privacidade de milhões de pessoas mancharam a imagem da rede social de forma bem sensível. E nesse post, mostramos pelo menos cinco bons motivos para você apagar a sua conta do Facebook hoje mesmo.

 

 

1. A privacidade em primeiro lugar

 

 

Eu sei. Uma vez na internet, pode esquecer essa história de privacidade. Por outro lado, todo serviço conectado deve garantir que os seus dados ficarão bem longe de pessoas ou entidades que não contam com a sua autorização para ter esses dados. Sair do Facebook nesse momento pode ao menos dificultar as coisas para as empresas que querem transformar os seus dados confidenciais em dinheiro.

 

 

2. Você pode aproveitar melhor o seu tempo

 

 

Já pensou no tempo que você gasta todos os dias olhando para fotos de gatinhos, memes e brigando com outras pessoas sobre política? Já pensou que você poderia aproveitar melhor esse tempo trabalhando, viajando, conhecendo outros lugares e interagindo com pessoas interessantes? Então… ao apagar a sua conta do Facebook, você se doa algo muito importante, que boa parte das pessoas não possui nesse momento: tempo.

 

 

3. As fake news

 

 

É assustador quando eu penso que a maioria das pessoas hoje utilizam o Facebook como a principal fonte de informação. Está mais que comprovado que não dá para confiar na rede social de Mark Zuckerberg, que virou um grande mar de fake news. Ou seja, ao apagar a sua conta na plataforma, você se livra de todo o lixo que a tia que fica compartilhando fotos de gatinhos compartilha todos os dias.

 

 

4. Os jovens utilizam cada vez menos o Facebook

 

 

Se você é jovem (ou acredita ter um espírito jovem, já que a idade está na cabeça e não no corpo), o Facebook não é para você. Os mais jovens estão migrando para outras soluções, onde o Instagram Direct é a plataforma preferida. Ou seja, deixe a rede social do menino Zuck para aquela tia que fica compartilhando fake news o tempo todo.

 

 

5. Evite conflitos com os seus amigos

 

 

Depois de um ano de 2018 marcado pelas divergências diversas pelas questões políticas, para muita gente é válida a saída do Facebook para não prorrogar tais brigas. Aliás, eu recomendo que a melhor forma para discutir política a sério ainda é pessoalmente. De qualquer forma, sair do Facebook é também uma forma de restabelecer laços de amizade que foram desfeitos no ano passado.