É possível que você em algum momento de sua vida (ou em várias oportunidades) necessitasse editar arquivos de áudio com o seu computador. Se você ainda não fez e quer saber como esse tipo de programa funciona, deveria prestar atenção a esse post.

Selecionamos cinco editores de áudio que podem ser muito úteis para modificar faixas, adicionar efeitos e criar mixagens. São programas totalmente gratuitos e fáceis de usar, mas com muitos recursos, se adaptando aos iniciantes e veteranos no segmento de edição.

Lista a seguir.

 

 

1. Audacity

 

 

É um dos mais populares, se não for o mais popular. É também o mais simples de usar, com uma boa gama de funções e opções com instruções bem simples. Você pode gravar e mixar faixas de áudio, usar como base para captação de áudio do vinil e cassete, captura de áudio em tempo real e conversão de áudio para os formatos mais populares.

Download

 

2. EXPStudio

 

 

Outro editor de áudio simples, com interessantes tarefas de edição musical. Tem uma interface meio antiga, mas tem o necessário para uma boa edição em diferentes níveis de experiência, ou seja, para iniciantes e especialistas. Basta carregar o arquivo de áudio e para começar a copiar, cortar, colar, gravar e aplicar efeitos e filtros.

Download

 

 

3. Sound Editor

 

 

É mais um que permite realizar todas as principais tarefas de edição. É compatível com todos os formatos de áudio, e permite a gravação, reprodução e edição de arquivos sem precisar ser um mestre no ofício. Basta carregar o arquivo no programa para começar a realizar as mudanças no áudio. Também é possível realizar mixagens e converter arquivos para outros formatos. E é possível gravar o áudio pelo microfone.

Download

 

 

4. Nero WaveEditor

 

 

Por ser um produto Nero, tem qualidade comprovada. E melhor: é de graça, é muito útil e bem fácil de usar. Uma das vantagens desse editor é que ele deixa a tarefa mais profissional, salvando o histórico de edições e aplicando todas as mudanças mais comuns, como efeitos de som, redução de ruído e adoção de vários outros filtros e espectros.

Download

 

5. Power Sound Editor

 

 

Por fim, mais um programa favorito para edições de áudio rápidas e intuitivas. É perfeito para os usuários que não estão acostumados a trabalhar com editores de som, e querem um sistema simples, com comandos familiares e acessíveis, permitindo a edição de vários formatos e extraindo áudios via YouTube, entre outros recursos com acesso bem simples.

Download