Início » Dicas, Truques e Macetes » Cinco coisas que você não sabia que o Paint pode fazer

Cinco coisas que você não sabia que o Paint pode fazer

Compartilhe

O Paint é uma ferramenta de desenho muito simples de usar, e que está no Windows há muito tempo. Ele pode parecer simples, mas possui funções avançadas bem interessantes, que é (quase) certo que você não conhece.

Muita gente defende (eu, inclusive) defende a validade do Paint, mesmo com vários outros programas de edição gráfica muito mais avançados. Nem todos os usuários precisam de um software absurdamente caro para realizar tarefas que são teoricamente simples. Na verdade, a imensa maioria pode se virar muito bem com o simples e prático software de edição gráfica da Microsoft.

Nesse post, mostramos cinco truques do Paint que você pode usar no seu dia a dia, melhorando ainda mais o resultado dos seus trabalhos.

 

 

 

Converter imagens para outro formato

 

 

Você pode usar o Paint para converter imagens vindas da internet para outro formato, já que ele é compatível com múltiplos formatos de imagens, incluindo o WebP.

Para isso, use o Paint para abrir a imagem a ser convertida, e vá na opção Salvar Como para converter a imagem para o formato do seu interesse (JPEG, BMP, TIFF, GIF, etc). Muito bem vindo para as imagens em WebP, que não é compatível com muitos aplicativos.

 

 

 

Reduzir o peso das imagens com facilidade

 

Não entrega resultados tão bons quanto um software especializado, mas pode ajudar os usuários que não querem nada tão avançado. Para reduzir o peso das imagens vindas da internet, abra a imagem que você quer reduzir no Paint e, depois, salve a imagem. Observe que o tamanho do arquivo foi reduzido apenas realizando esse procedimento.

 

 

 

Inverter cores

 

 

Para inverter as cores de uma imagem no Paint, abra o arquivo a ser modificado, selecione com o mouse a área cujas cores você quer inverter e clique com o botão direito do mouse para selecionar o item “inverter cores”.

 

 

 

Criar ícones rápidos

 

Para criar ícones no Paint, abra uma nova imagem com o tamanho de 32 x 32 pixels. Tão logo o desenho que você criou esteja terminado, basta salvar as alterações na imagem com a extensão .ico. E essa é a forma mais rápida de criar ícones simples no computador.

 

 

 

Reduzir o tamanho de uma imagem

 

 

O Paint conta com uma opção que permite reduzir o tamanho das imagens de forma muito simples. Você pode especificar os valores de dimensões tanto na vertical como na horizontal, mantendo assim a proporção da imagem.

Além de reduzir o tamanho da imagem, também é possível distorcê-la tanto na horizontal como na vertical, criando um efeito diferenciado na foto, gráfico ou imagem.

 

 

Conclusão

Quem vê cara não vê coração!

Julgar o Paint como um software pobre de recursos pode ser uma visão muito simplista sobre uma ferramenta que apenas se preza pela sua simplicidade e minimalismo. O fato dele ser pensado nos usuários mais básicos e com necessidades mais comuns e correntes pode rotular o produto de forma distorcida e negativa, o que é bem ruim em todos os aspectos, inclusive para estabelecer uma visão onde a tecnologia deve ser algo acessível para todas as pessoas, com diferentes níveis de conhecimento e habilidades.


Compartilhe