Truques para deixar o Windows 10 mais rápido em 2020 | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Press "Enter" to skip to content

Truques para deixar o Windows 10 mais rápido em 2020

Compartilhe

O tempo tende a deixar o Windows 10 mais lento, e isso é algo bem normal para qualquer computador. Mas isso não quer dizer que você não terá problemas quando você deseja trabalhar de forma mais fluída com o equipamento.

Nesse post, vamos deixar alguns truques para melhorar o desempenho do Windows 10, onde será possível notar uma diferença substancial se as dicas forem adotadas em conjunto.

 

 

 

Desabilite os programas de inicialização

 

É um dos conselhos mais importantes, inclusive nas primeiras versões do Windows. Você ficará surpreso com a quantidade de programas que iniciam com o computador sem você se dar conta disso, e muitos desses programas são absolutamente inúteis.

Para desativar, clique com o botão direito do mouse no botão de início do Windows e selecione a opção Administrador de Tarefas. Depois, clique na opção Mais Detalhes e, por fim, selecione a aba Início, onde você verá todos os programas que são executados com o computador. Com o botão direito, desabilite todos aqueles que não são imprescindíveis.

 

 

 

Faça com que o Windows 10 consuma menos recursos

 

Desativar os efeitos visuais é outro clássico do Windows, algo importante para quem tem pouca RAM ou uma placa gráfica limitada.

No quadro de buscas do Windows, digite sysdm.cpl e, na janela emergente, acesse: Opções avançadas > Desempenho > Configurações. Aqui, você pode desativar cada um dos recursos visuais, ou todos ao mesmo tempo com o item Ajustar para obter o melhor desempenho.

 

 

 

Elimine arquivos temporários

 

Mesmo não sendo perigosos para o equipamento, os arquivos temporários podem afetar o desempenho do Windows, que precisa executar mais tarefas.

Para isso, dentro do Painel de Controle ou no quadro de busca, procure pelo recurso de remoção de arquivos temporários. Uma série de tarefas de manutenção serão realizadas para liberar espaço no disco.

 

 

 

Desative a Cortana

 

Se você não usa o Cortana (assistente por voz do Windows 10), é melhor desativar o recurso, utilizando no seu lugar o velho quadro de busca do Windows.

Para isso, clique sobre o círculo ao lado da lupa na barra de tarefas para ativar o assistente. Depois, clique na roda dentada do lado direito para liberar as opções e, assim, desative tudo o que você considera ser conveniente.

 

 

 

Ative o início rápido

 

O Windows 10 conta com um modo de início de sessão rápido que pode ser muito bem vindo. Para isso, vá em Opções de Energia, via Painel de Controle > Hardware e Som > Opções de Energia, ou clicando com o botão direito do mouse e acessando diretamente essa opção.

Entre no menu Escolher o comportamento do botão de liga/desliga. Aqui, clique em Mudar a configuração atualmente não disponível e, abaixo, na sequência, em Configurações para desligado, onde você verá a opção para ativar o início rápido do sistema.

 

 

 

Faça o Windows 10 trabalhar em 100%

 

Por padrão, o Windows 10 não entrega 100% de sua capacidade. Se você precisa acelerar o hardware, vá em Painel de Controle > Hardware e Som > Opções de Energia. Aqui, clique em Mudar a configuração do plano e, depois, em Mudar a configuração avançada de energia. Nesse item, clique em cada um dos planos de energia e nas diferentes configurações disponíveis para administrar o consumo de energia.

Aqui, tudo vai depender das opções que você ativou, mas é mais que provável que você perceba um aumento da temperatura do equipamento.

 

 

 

Mude a memória virtual do sistema

 

Especialmente pensado nos computadores com pouca RAM e com pouco espaço de armazenamento.

Para isso, vá em: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações Avançadas do Sistema > Opções Avançadas > Configuração (Desempenho) > Opções Avançadas > Memória Virtual. Aqui, clique em Alterar.

Depois, ative a opção Tamanho Personalizado, e estabeleça a sua configuração. O comum é indicar um tamanho inicial abaixo do que está indicado como recomendado. No tamanho máximo, é aconselhado escolher um valor equivalente ao dobro ou o triplo da capacidade máxima da RAM.

 

 

 

Instale um disco SSD

 

Esse sim é o mais importante upgrade para o seu computador, resultando em uma grande mudança de desempenho em todos os sentidos. O Windows 10 funciona muito melhor com um SSD, e nem precisa ser uma unidade com grande capacidade de armazenamento.

 

 

 

Observação final

 

Se nenhum dos truques mencionados nesse post funcionar, é porque chegou a hora de investir dinheiro na troca de uma placa gráfica ou RAM no computador. Ou quem sabe comprar um notebook novo. Mas espero que o seu caso não seja tão extremo assim.


Compartilhe