O Google anunciou recentemente uma série de atualizações no Google Chrome destinadas a atrair os usuários do iOS. O Safari ainda é o navegador web nativo da Apple, mas a ideia aqui é convencer aqueles que já utilizam os serviços da gigante do Mountain View em suas vidas, buscando uma alternativa que se alinhe mais às suas preferências e necessidades.
O principal objetivo do Google é oferecer uma experiência de uso mais fácil e eficiente para os usuários do iPhone e seus serviços. Entre as principais melhorias de software, destaca-se a integração aprimorada com aplicativos populares da empresa líder no segmento de buscas na internet, como Google Maps, Google Calendar e Google Lens.
Neste artigo, mostramos em detalhes os principais argumentos pelos quais o Google quer que você esqueça que o Safari existe.
Uso da Inteligência Artificial no Chrome
Agora, os usuários podem se valer da IA para detectar endereços nas páginas da web. É possível visualizar uma localização diretamente no Chrome, em uma versão compacta do Google Maps.
Essa inovação elimina a necessidade de trocar de aplicativos para acessar informações relacionadas ao mapa sobre um termo de busca. Ao pressionar e segurar um endereço, os usuários podem optar por visualizá-lo no Google Maps.
Criação de eventos no Google Calendar
Da mesma forma que acontece com o uso do Google Maps, é possível criar eventos diretamente no Google Calendar, sem a necessidade de alternar entre aplicativos.
Ao pressionar e segurar uma data específica, os usuários podem adicionar o evento diretamente no Chrome. O navegador preenche automaticamente as informações, como hora, localização e descrição do acontecimento.
Tradução aprimorada
Essa é uma das mudanças mais significativas do Google Chrome para iOS. Com a função “Otimizar tradução”, os usuários podem selecionar uma parte específica de uma página para traduzir, em vez de traduzir a página inteira.
Essa atualização traz mais praticidade, permitindo que os usuários escolham o texto desejado e obtenham a tradução no idioma selecionado, usando o Google Tradutor.
Google Lens integrado ao Chrome
A poderosa ferramenta para reconhecimento de imagens e busca visual agora está perfeitamente integrada ao Chrome no iPhone.
Os usuários podem tirar fotos, identificar animais, obter ajuda com lições de casa e até mesmo traduzir idiomas em tempo real. Basta apontar a câmera para um objeto e buscar diretamente usando o Google Lens, tudo isso sem sair do navegador.
É o Google tentando seduzir o usuário do iPhone
Essas atualizações deixam o Google Chrome mais relevante para os usuários que desejam trabalhar com o navegador web no iPhone e, ao mesmo tempo, contar com uma maior integração com alguns dos aplicativos mais populares do Google.
Para aqueles que já estão acostumados a trabalhar com o ecossistema da empresa, o Chrome se estabelece como a melhor opção de navegador web disponível para o smartphone da Apple.
É difícil desbancar o Safari do seu trono no iPhone, ainda mais pelo fato de ele ser o navegador web padrão do iOS. Mas essas melhorias certamente deixam a alternativa do Google bem interessante.
Cabe a cada usuário decidir o que é melhor para o seu dia a dia e avaliar se vale a pena fazer a transição para o Google Chrome. E considerando o fato de a Apple ser bem fechada em suas plataformas de software, ver tantas novidades na alternativa do Google já pode ser considerado uma vitória para os usuários.