Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | Atari 2600+, o retorno triunfal da Atari

Atari 2600+, o retorno triunfal da Atari

Compartilhe

 

Uma viagem no tempo através do mundo dos videogames nos leva de volta a 1977, ano em que o lendário console Atari 2600 fez a sua estreia no mercado, estabelecendo um ponto de inflexão no setor.

O Atari 2600 é um console de videogames que é considerado lendário. Foi o primeiro videogame de muitos usuários de diferentes gerações, e foi um dos grandes sucessos do mercado de eletrônicos.

Agora, quase 50 anos depois, essa joia nostálgica está pronta para retomar o seu lugar no centro das atenções. Os cartuchos empoeirados ganharão vida novamente, pois vão ganhar uma sobrevida com a chegada desse produto.

 

Atari 2600+ vai desaposentar os cartuchos

 

A era dos 8-bits parece ter sido engolida pelo avanço vertiginoso da tecnologia, mas a Atari 2600 não desapareceu no esquecimento. Apesar dos desafios impostos pelo tempo, esse console permanece como uma lenda inesquecível. Ele marcou o primeiro encontro com o mundo dos videojogos para milhões de pessoas, e em 2023, o Atari 2600+ entrega a fusão perfeita entre o passado lendário com a modernidade do presente.

Não podemos falar do Atari 2600 sem destacar o impacto que ele causou nos anos 70, especialmente nos Estados Unidos, onde conquistou corações e lares. Era uma revolução em uma época de descobertas tecnológicas de todos os sentidos, coincidindo inclusive com o lançamento do computador pessoal doméstico.

No entanto, a sua supremacia junto ao público consumidor acabou com o lançamento do desastroso jogo “E.T. – O Extraterrestre”, game feito às pressas para aproveitar o hype do filme dirigido por Steven Spielberg.

Outro fator que contribuiu para a queda da Atari foi o lançamento do Nintendo Entertainment System (NES) em 1985. O console de videogames também operava em 8 bits, mas superou o misticismo em relação ao Atari 2600, que naturalmente ficou para trás quando comparado com alternativas funcionais.

 

Como é o Atari 2600+

 

O túnel do tempo nos traz até os dias atuais, onde diversas versões revistas do Atari 2600 surgiram ao longo dos anos, resgatando memórias através de emuladores. No entanto, o novo Atari 2600+ transcende essas tentativas anteriores.

Fruto da colaboração entre a Atari e Plaion, essa é uma verdadeira relíquia: uma reencarnação autêntica do console original, com sua carcaça de madeira nos transportando de volta à época dourada.

Os olhos se iluminam com a menção dos joysticks CX40+ originais, um toque tangível da história dos videojogos. A nostalgia é amplificada pela possibilidade de mergulhar em jogos épicos lado a lado com um amigo. Mas, atenção, o segundo joystick é um item à parte.

Além do console e joystick, o Atari 2600+ surpreende com um cartucho 10 em 1, uma autêntica cápsula do tempo com jogos como Adventure, Missile Command e Yars’ Revenge. Os gráficos quadrados e a jogabilidade limitada podem parecer desafios de imaginação para a geração que está acostumada com os gráficos ultrarrealistas das gerações mais recentes dos jogadores, mas esses jogos são os pilares da nossa jornada eletrônica, além de capítulos importantes desse avanço, se seguindo fiel à sua proposta.

Alguns cartuchos clássicos estão programados para um retorno triunfal na experiência de uso com o console, com melhorias sutis para equilibrar o passado e o presente, embora alguns detalhes permaneçam em segredo. O sufixo “Plus” na Atari 2600+ revela sua natureza contemporânea. A saída HDMI conecta essa maravilha do passado às modernas telas, e o modo panorâmico expande a experiência de jogo para as dimensões atuais.

 

Atari 2600+: quanto custa?

O aguardado retorno do Atari 2600+ está marcado para 17 de novembro, quando as prateleiras lá fora receberem o novo dispositivo. Seu preço sugerido é de US$ 129,99.

Não há previsão de lançamento do produto para o Brasil, mas desejo para os mortais que pretendem comprar o produto uma boa dose de paciência para guardar algum dinheiro para (com alguma sorte) levar uma unidade dessa relíquia para casa.


Compartilhe