A primeira vez que escutamos sobre o Windows 10 Lite ele nem se chamava assim (era Windows 10 Lean). Logo, descobrimos que o menu iniciar com live tiles ia desaparecer no agora conhecido como Windows Lite, e no seu lugar veremos um menu mais limpo e reduzido.

O Windows Lite será lançado para bater de frente com o Chrome OS, sistema muito popular no setor educacional. E agora, um vazamento do Brad Sams mostrou como está a interface de momento do novo sistema operacional.

 

 

Um Windows mais minimalista

 

 

A imagem é um esboço preliminar que mostra um menu de buscas que basicamente substituiria o menu iniciar. Nele, podemos acessar os aplicativos principais e sugestões. Acima, podemos ver uma possível combinação de apps Modern, aplicativos web e aplicativos do sistema em uma interface das mais simples e minimalistas que o Windows já mostrou ao longo de sua história.

A Microsoft está trabalhando em uma agenda muito agressiva para lançar o Windows Lite o quanto antes possível, e é esperado que a empresa comece a falar sobre ele ainda durante a primavera de 2019 (no hemisfério norte), durante a Build 2019, evento anual para desenvolvedores organizado pela gigante de Redmond.

É nesse mesmo período que está previsto o lançamento do Windows 10 April 2019 Update (ou 1903). O Windows Lite chega para ser uma alternativa mais leve ao Windows 10, existindo em paralelo ao sistema operacional principal.

Inicialmente, o Windows 10 Lite só vai executar aplicativos web progressivos (PWA) e aplicativos universais (UWP), mas não está descartada a possibilidade dessa versão receber o suporte para os apps Win32 de toda a vida.

Ao que tudo indica, em pouco tempo vamos receber mais notícias sobre essa versão do sistema operacional da Microsoft. Muito provavelmente a empresa vai iniciar os testes com o novo software através do programa Insider.

Resta saber se o Windows 10 Lite será suficiente para competir com o Chrome OS, ou se vai ser mais um fracasso, como foi o Windows 10 S, que nunca disse a que veio.

 

Via Petri