TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia As surpresas, as decepções e a obviedade do Globo de Ouro 2024 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Cinema e TV | As surpresas, as decepções e a obviedade do Globo de Ouro 2024

As surpresas, as decepções e a obviedade do Globo de Ouro 2024

Compartilhe

Toda premiação tem os seus vencedores (que são poucos) e os perdedores (que são a maioria). E depois de uma análise mais séria de tudo o que aconteceu no Globo de Ouro 2024, chegou a hora de mostrar quem venceu e quem perdeu de forma mais gritante.

Os Golden Globes 2024 reservaram para nós algumas surpresas e decepções, que não apenas ilustram melhor a visão dos jornalistas estrangeiros elegíveis para votar nos vencedores, como também as tendências de visão desses profissionais.

A partir de agora, vamos compilar algumas dessas surpresas e decepções nas listas de vencedores e perdedores do Globo de Ouro 2024. Alguns dos resultados foram tão previsíveis quanto a própria cerimônia de premiação em si.

 

As surpresas e decepções

TayTay voltou para casa de mãos vazias.

O filme do concerto de Taylor Swift, ‘Taylor Swift: The Eras Tour’, também conhecido como “o documentário mais rentável da história”, perdeu na nova categoria “conquistas cinematográficas e de bilheteira” para ‘Barbie’, que sempre foi o grande favorito para vencer.

O problema aqui é que a indicação do longa da Taylor pode muito bem ser interpretado como uma forma sacana de atrair a audiência da cantora para o evento, e nunca considerar o documentário como potencial vencedor.

Não seria a primeira vez que o mundo testemunharia tal trapaça. Ninguém se esquece do caso Chadwick Boseman, que foi indicado como Melhor Ator de forma póstuma no Oscar, e o evento deixou a sua categoria como a derradeira para que ele perdesse para Anthony Hopkins.

O que muitos consideram como surpresa é a vitória de ‘O Menino e a Garça’, dirigido pelo genial Hayao Miyazaki, derrotando Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ como Melhor Longa de Animação.

Apesar do sucesso estrondoso do filme da Sony, a estreia do longa de Miyazaki no topo da bilheteira doméstica trouxe um feito notável para o cinema japonês. Sem falar que estamos falando de um verdadeiro gênio da animação.

Outra surpresa considerável foi a vitória de Elizabeth Debicki como Princesa Diana em ‘The Crown’, já que ela derrotou uma favoria do peso de ninguém menos que Meryl Streep.

E a derrota de Streep mantém a atriz emparada com Barbra Streisand e Tom Hanks como principais vencedores do Globo de Ouro.

E não podemos nos esquecer do “caso ‘Maestro’” e do relativo fracasso da Netflix na premiação.

A plataforma de streaming apostou muito em um dos seus poucos filmes que foram para os cinemas, e o primeiro longa dirigido por Bradley Cooper vinha com todo o hype de ‘Nasce Uma Estrela’.

Mas o fracasso aqui foi tanto na audiência na Netflix como na derrota no Globo de Ouro 2024. Foram quatro indicações e nenhuma vitória.

Isso não quer dizer que o filme está fora da corrida ao Oscar 2024. Cooper ainda é o principal adversário de Cillian Murphy na categoria de Melhor Ator, sem falar nas categorias técnicas onde o filme deve receber indicações e prêmios. –

Porém, para um filme que ficou longe de entrar no Top 10 semanal entre os mais vistos da Netlix (muito em partes porque estreou na mesma semana que ‘Rebel Moon’, que também não foi lá grande coisa junto à audiência), o fracasso no Globo de Ouro mais atrapalha do que ajuda.

Por fim, dá para dizer que foi uma surpresa ‘Pobres Criaturas’ superar ‘Barbie’ como Melhor Filme de Comédia ou Musical, apesar de entender que o longa protagonizado por Emma Stone não se encaixa muito nessa categoria.

Já ‘Barbie’ ficou apenas com o Globo de Ouro de Melhor Canção Original, que foi para Billie Eilish. Por sinal, ‘What Was I Made For’ é, para mim, a grande favorita a vencer o Oscar 2024 nessa mesma categoria.

 

Sem surpresas a partir de agora

‘Succession’ e ‘Oppenheimer’ foram coroados de forma até meio óbvia, marcando uma cerimônia sem emoções características e até uma previsibilidade de um Globo de Ouro que tenta redefinir sua relevância.

De forma até esperada, ‘Barbie’ naufragou no Globo de Ouro, muito por conta da elevada competição com outros indicados.

Mesmo com nove indicações, as derrotas de Margot Robbie e Ryan Gosling não foram surpreendentes. Greta Gerwig e Noah Baumbach perderam o prêmio de Melhor Roteiro para Justine Triet e Arthur Harari, escritores de ‘Anatomia de uma Queda’.

Outro que era considerado favorito a levar o Globo de Ouro para casa e ganhou foi Ricky Gervais.

Ele venceu na nova categoria de Melhor Atuação em Comédia Stand-Up na Televisçao com ‘Armageddon’, superando ‘Selective Outrage’, de Chris Rock.

Seu humor controverso permanece uma força na comédia, apesar das polêmicas que esse especial gerou. Muitos acusam Gervais de “pesar demais” no texto e na forma em como ele foi apresentado, com pitadas de verborragia até incomum para o seu perfil sarcástico.

E se tem um filme que todos devem ficar de olho para o Oscar 2024 é, definitivamente, ‘Anatomia de uma Queda’. O longa francês venceu a Palma de Ouro em Cannes, e é um dos autênticos vencedores do Globo de Ouro 2024 pela visibilidade que recebeu.

‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ são celebrados como o grande evento cinematográfico de um ano de 2023 extremamente complexo e com vários fracassos na bilheteria. Porém, foram ofuscados pela vitória de ‘Anatomia de uma Queda’ como Melhor Roteiro.

O que é péssimo para ‘Barbie’, que será obrigado a disputar o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado com esse filme, com ‘Oppenheiner’, com ‘Pobres Criaturas’ e vários outros indicados de peso.


Compartilhe