Compartilhe

Qual é a sua série de TV favorita?

Com certeza a resposta vai variar, dependendo dos gostos de cada um. E nem sempre a série mais popular é necessariamente a melhor. É ótimo quando os dois fatores caminham juntos, mas em regra a tendência é que os dois critérios não dialoguem com tanta harmonia entre os espectadores.

Ao longo dos meus 40 anos de vida, eu vi e ouvi muito falatório com o tema “a melhor série de todos os tempos”. Quando eu tinha o SpinOff Podcast, participei de alguns desses debates acalorados, que quase nunca chegavam em um consenso.

E o conceito de “melhor” muda de tempos em tempos. Se em 2010 muita gente entendia que Lost era “a melhor série de todos os tempos” (muitos afirmaram isso antes de ver o fim da série), em 2019, de forma compreensível mas igualmente irracional, muitas pessoas ousaram afirmar que Game of Thrones é “a melhor série de todos os tempos” (e, da mesma forma que fizeram com Lost, esses afirmaram antes de ver o final da série).

Logo, nesse post, o critério não é a MELHOR SÉRIE, mas sim a MAIS POPULAR. E ainda assim, pode gerar polêmica, por causa do critério estabelecido para definir esses campeões de popularidade.

 

 

As séries favoritas em cada país

 

 

Quem publicou a série de infográficos com esse tema foi o site Rave, e o critério escolhido aqui foi a pontuação da série no iMDB. Sim, é um critério. Mas tal e como acontece na maioria dos critérios, este é mais um critério subjetivo, sem uma análise científica ou matemática mais aprofundada.

De qualquer forma, é um bom desempenho para observar os movimentos culturais dos fãs de séries de diferentes países. Apesar do fato que, no caso do Brasil, o resultado pode sim gerar polêmica.

Nos Estados Unidos, parece que está tudo certo. A série mais popular é Breaking Bad (aka uma das melhores séries de TV da história), com uma altíssima pontuação de 9.5 no iMDB. No México, outra coerência: Narcos: México ficou co ma maior nota, com 8.4.

 

 

Já no Brasil, a série de TV mais votada no iMDB é O Mecanismo, com nota 8.7. Entendo todo o buzz que a série recebeu na sua estreia, o que se refletiu nessa alta popularidade. Mas… daí a dizer que é a mais popular entre os brasileiros?

É de se pensar.

 

Para conferir o estudo completo, visite o post do site Rave.


Compartilhe