Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Realidade Virtual e Realidade Amentada | Apple Vision Pro é o início da nova era da realidade mista

Apple Vision Pro é o início da nova era da realidade mista

Compartilhe

Os rumores finalmente chegaram ao fim.

A Apple anunciou oficialmente os tão aguardados óculos de realidade mista, que combina recursos de realidade aumentada e virtual. Batizado de Apple Vision Pro, ele promete revolucionar a indústria e marcar uma nova era para a empresa.

Bom… isso, na teoria. Na apresentação do produto, tudo é muito lindo. Mas já é de se levantar várias dúvidas sobre pontos que não foram compartilhados pela Apple na apresentação do produto e, principalmente, se esses óculos vão entregar tudo o que promete.

 

Tudo o que o Apple Vision Pro promete

 

Diferenciando-se de seus concorrentes, os óculos da Apple oferecem uma abordagem única, com um foco mais direcionado para a realidade aumentada.

A interface é projetada de forma orgânica, se integrando harmoniosamente ao ambiente do usuário. Remetendo aos sistemas operacionais macOS e iOS, a interface desses óculos proporciona uma experiência familiar e intuitiva aos usuários da marca.

Uma das principais características das Apple Vision Pro é a capacidade de consumir conteúdo de qualquer aplicativo do ecossistema Apple. Os usuários poderão navegar pelo Safari e desfrutar de uma interface totalmente adaptada aos óculos. O ecossistema de aplicativos foi especialmente projetado e otimizado para oferecer uma experiência imersiva e envolvente.

A interface dos óculos se adapta de acordo com o tipo de conteúdo exibido, incluindo um modo especial para filmes, que simula uma verdadeira sala de cinema. Também é possível obter uma experiência personalizada na hora de assistir eventos esportivos, com exibição de placares e estatísticas em torno da tela de transmissão ao vivo.

Esse software, denominado visionOS, é totalmente compatível tanto com aplicativos do iOS quanto do iPadOS, ampliando ainda mais as possibilidades de entretenimento e produtividade.

O controle dos óculos pode ser realizado por meio de gestos, como um movimento de pinça para selecionar um aplicativo ou um deslize lateral para alternar entre eles, por exemplo. Além disso, a coroa do Apple Watch também serve como dispositivo de controle da interface de software, oferecendo diferentes opções de interação com o seu sistema.

Na captura de imagens, o Apple Vision Pro oferece a capacidade de gravar vídeos panorâmicos com som espacial. Aqui, a Apple tem como objetivo permitir que os usuários revivam momentos gravados em ambientes o mais próximo possível da realidade vivenciada com o produto.

Quanto ao design e hardware, os óculos são fabricados com vidro polido para visualização externa e possuem um corpo de alumínio para proteção. A alça é flexível e ajustável, adaptando-se a diferentes tamanhos de cabeça.

Além disso, as alças contam com alto-falantes que oferecem áudio espacial e podem ser ajustadas para maior conforto. A duração da bateria é de aproximadamente duas horas.

A resolução de exibição de conteúdo Apple Vision Pro é impressionante, com mais de 23 milhões de pixels divididos entre os visores internos, superando a resolução 4K em cada olho.

Na parte de áudio, as cápsulas localizadas em ambos os lados da alça permitem a reprodução de som espacial. Semelhante aos AirPods, esses óculos analisam o ambiente em tempo real, mapeando tudo em 3D por meio de infravermelho e câmeras para adaptar o som ao ambiente ao seu redor.

Por fim, o poderoso processador M2, acompanhado de um novo co-processador chamado R1, coloca o Apple Vision Pro à frente da maioria dos computadores atuais em termos de desempenho e potência.

 

Apple Vision Pro: quanto custa a brincadeira?

O Apple Vision Pro tem um preço inicial sugerido de US$ 3.499, o que torna o dispositivo virtualmente inatingível para a maioria de nós, meros mortais.

Até mesmo por causa do seu sobrenome Pro, fica fácil imaginar que esse produto é pensado nas empresas, profissionais de grande porte financeiro e pessoas que vivem em uma realidade onde o dinheiro (ou a falta dele) passa bem longe de ser um problema.

De qualquer forma, o Apple Vision Pro é o manifesto claro de que a Apple mergulha de cabeça no mundo da realidade mista, mostrando sua capacidade de inovação e redefinindo os padrões da indústria. Ou pelo menos tentando, já que muito do que esse produto entrega não é visto na concorrência neste momento.

Se a Apple entregar o que prometeu na apresentação, o Apple Vision Pro vai marcar um divisor de águas dentro do cenário da realidade mista trabalhando com a realidade aumentada e a realidade virtual. Vamos ver como o dispositivo será recebido pelos especialistas e entusiastas em tecnologia.

Mas… não dá para dizer que ele não é legal. Entregou mais do que eu esperava.


Compartilhe