O Android completou 11 anos de vida, e segue revolucionando o mercado de smartphones. Ainda que muitos afirmem que o aniversário do sistema operacional é no dia 23 de setembro, a primeira versão beta desse software foi lançada em 5 de novembro de 2007.

Desde então, testemunhamos uma revolução inédita. Um crescimento que criou o cenário dos smartphones que conhecemos hoje, acompanhando de perto todas as evoluções de um segmento em constante desenvolvimento.

Não é difícil pensar que Android e iOS foram responsáveis pela evolução da telefonia móvel. E só quem não teve contato com os dois sistemas operacionais nos últimos anos pode manter um princípio de isenção e até escolher uma terceira via entre os sistemas operacionais.

Por outro lado, posso dizer com propriedade que, depois de tantos testes e reviews de smartphones ao longo de 10 anos, eu acompanhei essa evolução do Android bem de perto, até que o mesmo se tornou o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo.

Além de todas as novas funcionalidades e ferramentas que se tornaram essenciais no dia a dia dos usuários, o seu design foi totalmente remodelado. Até chegar no resultado que temos hoje, muitos testes foram realizados.

Hoje, vemos como a Google aposta na oferta de grandes mudanças para toda a sua interface, tanto no design como na forma em como interagimos com os nossos smartphones. Por isso, o Android Pie foi uma das atualizações que mais trouxe inovações ao Android.

Em 2007, Andy Rubin não fazia a menor ideia do que o seu sistema operacional iria se tornar um dia. Especialmente se considerarmos que este foi um dos principais responsáveis pela expansão de uma das maiores revoluções de todos os tempos.

Como o cenário não deve mudar tão cedo, tudo o que podemos desejar por enquanto é longa vida ao Android, um sistema operacional que amadureceu na tentativa de alcançar um ponto de maturidade na sua usabilidade que o transformava em um software único no mundo da tecnologia.

Uma força dominante.

A seguir, o vídeo com a demonstração do primeiro Android.