Faz tempo que estamos falando no tal smartphone dobrável e, ao que tudo indica, 2019 será o ano que veremos esse dispositivo no mercado. Recentemente comentamos sobre a Huawei que pode surpreender o mundo com um dispositivo com essas características, e a Samsung é mais uma que quer ser a pioneira nessa tecnologia.

Só que a Samsung quer dobrar tudo. Não apenas o smartphone, mas o notebook também e, quem sabe, um tablet. São os coreanos querendo tirar proveito ao máximo de uma tecnologia que foi desenvolvida ao longo de muitos anos.

As patentes que a Samsung publicou nos últimos meses mostram que podemos ter tablets e notebooks que podem ser dobrados de várias formas. No caso do tablet, podemos estar diante do renascimento de um segmento que era dado como morto ou adormecido nos últimos anos.

O primeiro tablet dobrável da Samsung pode contar com uma tela enorme, e poderia ser dobrado nas duas direções, o que permite o uso no modo tablet e no modo smartphone, com a tela reduzida pela metade. O produto também poderia ser dobrado para dentro, protegendo a tela e facilitando o seu transporte.

 

 

Nas extremidades horizontais do dispositivo, duas coberturas metálicas integrariam todos os seus componentes internos. É uma ideia bem crível, e pode fazer com que os usuários voltem a se interessar no uso de um tablet.

Porém, devemos sempre lembrar que todas as informações descritas nesse post são baseadas nas patentes registradas pela Samsung. E todas as gigantes de tecnologia registram várias patentes ao longo de um ano, e não necessariamente todas as ideias acabam se materializando em produtos que chegam ao consumidor final.

O objetivo de registro de uma patente é para que uma empresa se proteja de eventuais problemas com outros fabricantes que podem ter a mesma ideia ao mesmo tempo. É uma forma de dizer ao mundo “olha, nós pensamos nisso primeiro, e todos que pensarem o mesmo que nós terão que pagar para a nossa empresa para seguir em frente com os seus projetos”.

Vamos esperar por mais informações que confirmem o movimento da Samsung em querer dobrar os principais dispositivos tecnológicos. O que sabemos nesse momento é que 2019 será o ano em que os dispositivos tecnológicos serão dobrados. Dos computadores aos smartphones, passando pelos tablets.

É uma reinvenção da tecnologia que queremos testemunhar.