Super Mario Bros. 3, um dos jogos de videogame mais reconhecidos e aclamados da história, completou 30 anos de vida. O jogo para a plataforma Nintendo Entertainment System (NES) chegou ao mercado japonês em 23 de outubro de 1988, mas só desembarcou nos Estados Unidos em 12 de fevereiro de 1990.

O jogo foi essencial para a evolução do mercado de videogames como um todo. Foi magistralmente desenvolvido pelo genial Shigeru Miyamoto, e conta com a icônica trilha sonora de Koji Kondo.

A trama do jogo é bem elaborada. Mario e Luigi precisam mais uma vez enfrentar inimigos e obstáculos pelo caminho quando Bowser e seus capangas decidem transformar em animais os reis do Mundo Champignon, roubando todos os cetros mágicos.

Super Mario Bros. 3 conta com oito mundos enormes, que precisam ser percorridos em todos os seus rincões para recolher todas as habilidades disponíveis para Mario e Luigi. Cada mundo tem inúmeros segredos para descobrir, e um modo de dois jogadores que pode ser cooperativo ou competitivo.

Para resumir: Super Mario Bros. 3 é, até hoje, um dos melhores jogos de videogame da história. É item obrigatório para qualquer fã do mundo dos videogames, do passado e do presente. O game está disponível em diversas plataformas da Nintendo, incluindo o NES Classic Mini e no serviço online do Nintendo Switch.