Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » A câmera do telefone não foca: o que fazer?

A câmera do telefone não foca: o que fazer?

Compartilhe

Tirar uma foto no smartphone não envolve ter apenas uma boa câmera e uma visão artística apurada. Também é preciso que tudo funciona bem, e uma maior percepção para identificar problemas nesse sentido.

Se aquelas fotos no Instagram saem problemáticas ou com a aparência que foram registradas de uma câmera Tekpix, continue a ler este post, pois vamos passar algumas dicas que podem resolver um dos principais problemas na hora de registrar imagens com um smartphone: a falta de foco.

 

 

 

 

Seu smartphone caiu?

 

Se isso aconteceu, as lentes das câmeras podem ter sofrido os danos da queda ou de um forte golpe. Antes de tentar as outras soluções, certifique-se que o telefone não sofreu danos físicos. Se sim, só a assistência técnica pode resolver o problema.

 

 

 

Fique de olho no case

 

Aquele case barato comprado no AliExpress pode estar influenciando negativamente nas câmeras do seu iPhone, impedindo que os sensores alcancem o foco correto para registro da imagem. Retire o case e tente tirar a foto. Se funcionar, jogue o case fora.

 

 

 

Atualize o smartphone

 

Um dos motivos para a câmera do smartphone não focar direito é a ausência das atualizações de software. Novas versões do aplicativo de câmera ou do sistema operacional podem resolver esses problemas.

 

 

 

A lente está limpa?

 

 

O cristal que protege a câmera do smartphone pode ficar sujo naturalmente pela gordura das mãos ou pela poeira. Limpar a lente com um pano limpo e seco resolve a maioria dos problemas com este elemento.

 

 

 

Desative o foco automático de seguimento

 

Esse recurso vem ativo por padrão no smartphone, e pode ser o motivo que impede um foco perfeito no objeto da imagem. Desative essa configuração de foco automático para comprovar se a câmera volta a funcionar com normalidade.

 

 

 

Refaça os ajustes da câmera

 

Um aplicativo de câmera mal configurado pode acabar com as suas fotos. Deixe o app tal e como ele estava na primeira utilização, quando tudo funcionava normalmente. Restabelecer os ajustes para o modo original pode ser a solução para os seus problemas.

 

 

 

Apague a memória da câmera

 

Reiniciar os ajustes pode não ser o suficiente se a memória cache mantém alguns erros ativos no aplicativo. Por isso, vá em Ajustes > Aplicativos e procure pela câmera. Então, no item Armazenamento, marque as opções para apagar cache e dados.

 

 

 

Escute o seu smartphone

 

O sistema de foco da câmera é controlado por um pequeno mecanismo que pode fazer pequenos chiados quando registramos uma foto. Se você não ouvir barulho nenhum ou o chiado é mais forte que o normal, é preciso levar o smartphone para a assistência técnica.

 

 

 

Use o smartphone em modo seguro

 

Dessa forma, você pode descobrir se aplicativos recentemente instalados estão causando um problema com o foco da câmera. O Modo Seguro executa o software mais básico para o funcionamento do dispositivo. Se esse modo funcionar, elimine os aplicativos instalados recentemente, e reinicie o smartphone.

 

 

 

Hard Reset

 

É a medida mais radical, e a única saída se tudo o que você fez até agora deu errado. Volte o smartphone para as configurações de fábrica (faça uma cópia de segurança dos seus dados antes disso), e verifique se o foco na câmera voltou a funcionar.

 

 

 

E se nada deu certo?

 

O problema é de hardware, e você deve levar o smartphone para algum serviço de assistência técnica.


Compartilhe