Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | A Apple “perdeu a mão” nos updates do iOS?

A Apple “perdeu a mão” nos updates do iOS?

Compartilhe

Eu sei que você veio aqui procurando por um produtor de conteúdo disposto a realizar um atropelamento metafórico contra a Apple, e eu prometo que você vai receber o que procura. Mas preciso enfatizar que, vindo da empresa que se autoproclama como “mágica e revolucionária”, as falhas deveriam ser inexistentes, e até mesmo o pequeno erro em uma atualização é algo inadmissível.

Mas… vou tentar não ser tão exigente com a dona Apple, pois estou trabalhando em mim essa coisa de querer a perfeição a todo custo. Sabe como é… coisas da minha terapeuta.

Quando se trata de smartphones premium, o iPhone é o primeiro nome que vem à mente da maioria das pessoas. Com especificações de alto nível e um sistema operacional avançado, os dispositivos da Apple são conhecidos por sua qualidade quase indiscutível.

Mas nos últimos tempos, a empresa está pisando na bola nas atualizações de software dos seus dispositivos, para dizer o mínimo. A cada nova atualização, uma série de erros são entregues “de presente” no iPhone, causando transtornos para os usuários.

Então… vamos falar dos problemas das últimas atualizações do iPhone.

 

Uma sequência de problemas

Vou citar um exemplo prático e recente do que estou falando, e você pode ou não me dar razão na teoria que estou desenvolvendo nessa missiva eletrônica.

A Apple anunciou o lançamento do patch de segurança iOS 16.5.1 para o iPhone, devido a uma falha que obrigou a fabricante a removê-lo temporariamente e, posteriormente, relançá-lo ao público. Esse problema se tornou um verdadeiro martírio para a comunidade de usuários, que não conseguiam usar normalmente redes sociais tão populares como Facebook e Instagram, enquanto o navegador Safari apresentava bugs em determinadas páginas.

Essa é apenas uma das últimas dificuldades que a Apple tem enfrentado em termos de software, mas a empresa tem lidado com situações semelhantes há algum tempo. E ninguém fala muito sobre isso, apesar de tantos usuários reclamando dessas “anormalidades” que a gigante de Cupertino está apresentando nos updates para o iPhone (e eu estou sendo gentil ou irônico – como queira – para falar em “anormalidades”).

Essa atualização cheia de problemas foi a gota d’água após uma longa lista de versões que não entregam o padrão de qualidade que a Apple sempre prometeu entregar para os seus usuários. Basta retroceder alguns meses em 2023 para encontrar um erro no iPhone após a atualização iOS 16.4.1, onde os modelos iPhone 14 Pro estavam superaquecendo durante o carregamento sem fio, atingindo temperaturas próximas aos 40 graus. O resultado era uma mensagem informando que o carregamento seria retomado quando o dispositivo esfriasse.

De novo: vindo de uma Apple, que promete a máxima excelência na experiência de uso, é quase inadmissível, principalmente na frequência de problemas que os usuários estão enfrentando ultimamente.

E aqui, vou me valer da licença poética e dizer: “ah, se é a Samsung ou qualquer outro fabricante de smartphones Android que entrega essa sequência de problemas nos telefones…”.

Voltando a falar mal da Apple, que é um esporte nacional muito apreciado entre alguns fãs de tecnologia mais raivosos: esse patch, o iOS 16.4.1 também afetou a vida útil da bateria, reduzindo consideravelmente a sua autonomia. Um usuário mencionou que, após a atualização, a energia do seu iPhone estava se esgotando rapidamente e enfrentava problemas de conexão.

E todo mundo sabe que o iPhone não é essa maravilha toda na hora de entregar uma longa autonomia de uso. Que dirá quando o software que era para corrigir entrega ainda mais problemas.

Outra versão problemática foi a atualização iOS 16.3.1, que causou uma falha que impedia o acesso ao Google Fotos, privando milhões de usuários do acesso à sua galeria de imagens através do aplicativo. Essa atualização também afetou negativamente os backups do iCloud, que não estavam sendo realizados de forma adequada.

Bom… acho que apresentei argumentos suficientes que suportam a teoria de que a Apple mais está errando do que acertando ao entregar as atualizações para o iPhone.

Parece que alguém na gigante de Cupertino aprendeu algumas lições nefastas com a Microsoft. Os usuários do Windows 10 e Windows 11 vão concordar comigo, pois bem sabem do que estou falando.

 

As dificuldades da atualização do iOS 16

A atualização iOS 16 do sistema operacional da Apple trouxe grandes novidades e recursos para os modelos de iPhone compatíveis. Mas também chegou aos dispositivos com diversos bugs que afetaram o desempenho inicial do software, afetando de forma direta os dispositivos compatíveis.

Entre os problemas mais chamativos, destacam-se as falhas com o cartão SIM, que afetaram aleatoriamente vários usuários e, em alguns casos, levaram ao bloqueio completo do telefone. Surpreendentemente, também ocorreram brechas significativas de segurança, o que é preocupante vindo de uma empresa com sede em Cupertino.

É claro que a Apple sempre procurou trabalhar o mais depressa possível para corrigir os seus erros, mas não confundo esse senso de urgência como competência. É obrigação da empresa entregar um software redondo para um smartphone que é caro demais para apresentar tantos problemas a cada atualização.

Se fosse na era do Steve Jobs, com certeza alguns funcionários levariam algumas chibatadas ou seriam demitidos aos berros. Ou seja, de forma totalmente embasada no achismo, eu digo: Tim Cook é um moloide para permitir um iOS com tantos erros.

E eu espero que você entenda que estou sendo irônico nessa afirmação.

 

Conclusão

Não quero ser aquele que vai afirmar que a Apple regrediu na qualidade ou excelência das atualizações do iOS, e sei que a empresa está trabalhando para solucionar todas as falhas no menor tempo possível.

Mas estranho esse comportamento anormal das atualizações do iOS de forma consecutiva e com tanta frequência. A conta não fecha tão bem quanto em anos anteriores, e os proprietários do iPhone é que sofrem as consequências disso.

Aliás, os usuários contam com um papel importante nessa equação. É fundamental que os relatos sobre os problemas apresentados após uma atualização do iPhone sejam entregues à Apple, notificando o suporte técnico da empresa. Se a Apple vai dar de ombro para as denúncias, é outro departamento (e se o fizer, estamos aqui para bater de frente com a empresa).

Pelo menos por enquanto, a reputação da Apple ainda não está muito manchada com esses problemas nas atualizações do iOS, mas as correções de software precisam acontecer para garantir uma experiência de uso satisfatória para os usuários do iPhone.

Ninguém gosta de pagar um rim para ter um smartphone bugado após uma atualização. Certo?


Compartilhe