TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia A Apple ignora o Flipper Zero por pura indiferença ou incompetência? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Gadgets e Acessórios | A Apple ignora o Flipper Zero por pura indiferença ou incompetência?

A Apple ignora o Flipper Zero por pura indiferença ou incompetência?

Compartilhe

O Flipper Zero, conhecido como “tamagotchi para hackers”, ganhou popularidade no mundo do hacking devido às suas diversas funcionalidades. Um produto que, em mãos erradas, pode fazer estragos consideráveis em uma ampla gama de dispositivos informáticos.

Apesar de sua aparência inofensiva, o dispositivo pode realizar ações como copiar etiquetas RFID e NFC, atuar como controle remoto e emular chaves digitais via sinais infravermelhos. Sem falar na possibilidade de hackear gadgets sexuais.

Como é de se imaginar, existem algumas preocupações sobre a capacidade do Flipper Zero de suplantar dispositivos Apple, como AirTags e AirPods Pro. Mas parece que a Apple não está muito preocupada com isso.

 

Ele pode superar a segurança do iOS

O Flipper Zero já é capaz de executar ataques que deixam iPhones e iPads inutilizáveis, enviando notificações em massa que sobrecarregam o sistema, mesmo após atualizações de segurança no iOS 17.2. O dispositivo aparentemente está um passo à frente dos desenvolvedores da Apple, mostrando um enorme potencial para causar prejuízos sérios aos usuários.

A expectativa de resolução pela Apple não foi atendida, e a vulnerabilidade persiste, permitindo o envio de notificações falsas que congelam e reiniciam os dispositivos. E a aparente indiferença ou desconhecimento da Apple em relação ao problema levanta questionamentos sobre a seriedade da empresa em lidar com a situação.

Mesmo com o lançamento da última versão do iOS, a Apple não abordou a ameaça representada pelo Flipper Zero. A ameaça persiste, e a vulnerabilidade na sequência de emparelhamento Bluetooth de baixa energia (BLE) explorada pelo gadget pode se estender a outros produtos da marca.

As ações da Apple para mitigar o problema parecem limitadas e, em certa medida, inexistentes. E muitos começam a se perguntar se a empresa está mesmo levando a sério sobre a real possibilidade de muitos usuários ficarem com os telefones inoperantes ou com dados roubados por hackers não éticos.

Muitos podem entender o silêncio da Apple neste momento como a típica indiferença daquela empresa que tem aquele ar arrogante e prepotente, que olha todo mundo de cima para baixo, e que entende que pode dar satisfações para os consumidores na hora que quiser.

Mas não é bem assim que a banda toca. As aparências enganam, e o silêncio neste caso pode falar mais do que mil palavras.

 

Usuários preocupados, e com toda a razão

Os usuários dos smartphones da Apple ficam em posição vulnerável neste caso, com a única recomendação sendo desativar o Bluetooth, afetando significativamente a funcionalidade do dispositivo. E essa solução está bem longe de ser considerada válida para esse tipo de problema.

A falta de reconhecimento da Apple em relação à falha BLE explorada pelo Flipper Zero preocupa. Até o momento, a gigante de Cupertino não se manifestou sobre o assunto com maiores detalhes, e os usuários terão que esperar a próxima atualização de correções para descobrir se essas vulnerabilidades foram resolvidas.

O risco de hackers se voltarem para outros produtos da Apple, como MacBook e HomePod, é evidente, dada a persistência da ameaça. E se o problema se tornar algo de larga escala entre os produtos da empresa, a gigante de Cupertino pode simplesmente perder todo o controle da situação.

Desativar o Bluetooth é um placebo. Além de limitar a experiência de uso, a vulnerabilidade volta apenas e tão somente com o ato de ligar o recurso no telefone, mesmo apenas naqueles momentos em que você vai precisar da conectividade sem fio.

É algo estranho, para dizer o mínimo. Pelo histórico da Apple, a comunicação em casos de problemas de vulnerabilidades sempre foi ágil. Se isso não aconteceu dessa vez, é porque o problema é mais sério do que se imagina.

Independentemente da existência do Flipper Zero, é fundamental ter um pouco mais de bom senso no uso do seu dispositivo eletrônico, principalmente no caso do smartphone. De nada adianta a Apple solucionar as falhas do Bluetooth se você insiste em obter aplicativos que estão disponíveis fora da loja oficial da empresa.

No final das contas, a indiferença da Apple pode sim revelar uma certa incompetência em resolver a falha com uma maior agilidade. E tudo o que os usuários podem fazer neste momento é esperar pelas correções.

E sem maiores notícias sobre o assunto… por enquanto.


Compartilhe