Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 6 coisas que você deve saber na hora de criar uma conta do Gmail para crianças

6 coisas que você deve saber na hora de criar uma conta do Gmail para crianças

Compartilhe

Hoje em dia, se tornou comum ver uma criança utilizando o seu próprio smartphone, por mais que tal decisão seja individual e até controversa para alguns. E para a esmagadora maioria dos dispositivos ativos, para esse telefone funcionar, é necessário ter uma conta no Gmail ativa.

Eu explico: para quem tem um smartphone Android, ter uma conta no Gmail é o mesmo que ter uma conta Google. E esse é um requisito obrigatório para realizar uma série de atividades no telefone, como por exemplo acesso à Google Play Store, ao Mapas, Agenda e outros serviços da gigante de Mountain View.

Logo, é importante que os pais tenham em mente de forma bem clara quais são os pontos que precisam ser considerados na hora de criar uma conta do Gmail para os seus filhos. As contas infantis no serviço possuem limitações que raramente são detalhadas entre os produtores de conteúdo.

 

O controle da conta via Family Link

O Family Link é um aplicativo que permite o controle do uso do smartphone das crianças, além de estabelecer um maior controle sobre tudo o que ele pode acessar no correio eletrônico.

Se o seu filho tem menos de 13 anos, você tem o direito de supervisionar a sua conta no Gmail. A não ser que você queira que ele tenha a sua privacidade preservada. Neste caso, a decisão é exclusivamente sua como pai da criança, e você assume as consequências dessa medida.

 

O chat fica desativado

Como padrão, as contas infantis no Gmail ficam com o chat desativado, o que não é um grande problema para uma geração que utiliza outras plataformas de comunicação na internet.

Ou seja, esse é um problema que se resolve com outras alternativas que já estão disponíveis no mercado.

 

Não há publicidade no Gmail

Esse é um ponto que os pais podem agradecer, pois as crianças não são inundadas com publicidade na conta do Gmail.

Por outro lado, o Google também não processa mensagens publicitárias do Gmail em contas infantis para obter informações para a veiculação de publicidade em suas plataformas.

Bom, quero dizer, isso é o que o Google afirma. Bem sabemos que não existem evidências claras de que isso não está acontecendo na prática.

 

O modo offline não está disponível

Se o telefone do seu filho não está conectado na internet, ele não poderá ler, encaminhar ou realizar buscas de e-mails no Gmail até que o dispositivo volte a se conectar à rede.

O motivo para isso é para despreocupar os pais sobre os possíveis cenários de envio de mensagens de e-mail de forma automática em caso de reconexão com a internet.

 

Não recebem SPAM

Outro grande benefício das contas para crianças no Gmail.

Se o Google identifica um possível SPAM nessa conta, a mensagem sequer chega na caixa de entrada da criança, muito menos é encaminhada para uma pasta secundária.

Leve em consideração que esse recurso pode ser um problema se o seu filho está esperando alguma mensagem importante de alguma empresa ou serviço que você eventualmente cadastrou aquela conta de e-mail para fazer um registro eventual, como em casos de promoções.

Nestes casos, é melhor utilizar uma conta para adultos na hora de realizar o registro de seu filho em uma promoção. É a melhor forma para evitar que a mensagem caia no SPAM por acidente.

 

Não podem dar acesso para terceiros

As crianças não podem conceder o acesso de sua conta do Gmail para outra pessoa ler, enviar ou eliminar seus e-mails. Só os pais podem fazer isso via Family Link.

A ideia aqui é que nenhuma outra pessoa convença o seu filho a oferecer o acesso ao seu correio eletrônico, e em consequência disso, o acesso à intimidade da criança. Dessa forma, o Google tenta proteger ao máximo possível a integridade dos menores que utilizam a sua plataforma.


Compartilhe