Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 5 dicas para começar a vender pela internet

5 dicas para começar a vender pela internet

Compartilhe

Muitas pessoas estão começando o próprio negócio, seja produzindo alguns produtos originais ou comercializando produtos de terceiros. É uma forma de aumentar o orçamento ou conquistar a tão sonhada independência financeira.

Mas existe um grupo grande de pessoas que até gostariam de se começar a vender produtos pela internet, inclusive para expandir o negócio que já possui no mundo real. Porém, essas mesmas pessoas não sabem o que devem fazer na hora de anunciar os itens nas plataformas especializadas.

Como sou alguém que está sempre comprando e vendendo produtos na internet, quero ajudar aos mais indecisos, apresentando os cinco detalhes que você precisa levar em consideração na hora de vender produtos pela internet.

 

Pesquise e entenda qual é o seu público-alvo

Esse é um dos principais aspectos que você precisa levar em consideração antes de começar a vender pela internet, principalmente se o produto que você deseja comercializar é uma produção original ou de criação própria.

É fundamental que você tenha uma ideia clara de quem são os seus clientes em potencial e quais são as necessidades e desejos que essas pessoas possuem. Dessa forma, você poderá oferecer produtos ou serviços que realmente despertam o interesse para esse público, aumentando assim as chances de uma eventual compra.

De nada adianta você comprar uma impressora 3D e começar a imprimir produtos aleatórios, pensando que as pessoas vão comprar apenas e tão somente porque você está imprimindo os itens em casa.

A regra é a mesma para quem vai apostar nas vendas via marketplace. Procure entender qual é o público que você quer alcançar. Dessa forma, você vai escolher o produto que melhor vai alcançar esses potenciais clientes.

 

Tenha uma plataforma de vendas

Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não pensam nisso.

Você precisa ter um lugar onde os clientes podem ver os seus produtos ou serviços e, em função disso, realizar as compras. Pode ser um site web independente ou uma loja online em uma plataforma de comércio eletrônico.

Para muitos que contam com o próprio negócio, criar um site em uma plataforma independente já é o suficiente. Se você quer ser um marketplace e vender produtos de terceiros, quem sabe uma grande varejista que oferece parcerias é o mais recomendado para você prosperar.

 

Ofereça informações detalhadas e precisas

Informação é poder. E você precisa fazer o seu cliente se sentir poderoso com o máximo de informações sobre o seu produto.

Logo, é fundamental oferecer informações detalhadas e precisas sobre os produtos e serviços que você está vendendo, incluindo as descrições, fotos e especificações técnicas em detalhes. Isso é ainda mais importante se o produto que você está vendendo está no setor de tecnologia.

Esses detalhes certamente vão ajudar o cliente na hora de tomar a sua decisão pela compra do produto, uma vez que ele estará consciente sobre todo o seu potencial.

Você pode começar com um breve resumo sobre as principais características do produto, destacando os itens mais importantes. Depois, pode aprofundar nos detalhes técnicos e especificações, para aqueles clientes que desejam se aprofundar nas informações sobre o item que vai comprar.

Em muitos casos, é necessário alterar os textos dos anúncios de tempos em tempos, até que você vai encontrar um formato de texto que é mais atraente para os consumidores. Procure experimentar diferentes formatos para encontrar aquele que melhor vai funcionar com o seu público.

 

Estabeleça uma política de envio e devoluções

A parte de logística para vendas e devoluções de produtos pela internet pode ser complexa para a maioria das pessoas. Logo, é fundamental deixar bem claro para o cliente qual é a sua política nestes dois aspectos.

Você precisa informar quais são as suas regras para envios e devoluções de produtos, para que o seu cliente saiba exatamente o que esperar de você neste aspecto. Para quem vai utilizar o serviço dos Correios, o site oficial da instituição tem instruções para ajudar o comerciante no processo.

Se você vai enviar muitos produtos, considere soluções práticas e baratas. E tenha sempre em mente que a parte de devoluções de produtos é algo muito delicado, já que os riscos existem tanto para quem vende como para quem compra.

Tome as medidas necessárias para evitar que um cliente mais desonesto envie um produto usado, em mal estado ou diferente do que você vendeu. Por outro lado, faça o que puder para manter o seu cliente satisfeito, estabelecendo um prazo de devolução de produto ou do valor pago que seja razoável.

 

Sempre ofereça um bom serviço

Essa sempre é a parte mais complexa.

É muito importante que você esteja disponível em horário comercial ou quando você entender que vale a pena para responder perguntas e resolver eventuais problemas. Dessa forma, você garante uma experiência positiva para o cliente, aumentando as chances dessa pessoa em comprar de novo com você.

Nunca deixe um cliente esperando mais de 48 horas por uma resposta de uma pergunta ou reclamação. Você pode até não responder de imediato ou estabelecer que só trabalha no horário comercial, mas procure ter um bom senso no prazo de respostas e resoluções de problemas.

Lembre-se sempre que vender pela internet exige trabalho e dedicação, pois é uma atividade profissional como outra qualquer. Ou seja, não adianta se dedicar apenas nas suas horas de folga ou acreditar que pode trabalhar apenas por quatro horas e descansar ou se divertir no restante do dia.

E eu espero ter ajudado de alguma forma com este conteúdo. Boas vendas!


Compartilhe