Compartilhe

Durante as férias, muitos de nós saímos em viagem. E nem sempre temos um WiFi disponível. E o resultado disso é o disparo no consumo de dados móveis.

Nem todo mundo pode contratar um pacote generoso de dados, e a melhor forma de não ficar offline é mudando os nossos hábitos de uso. Gerenciar o consumo de dados não é o suficiente.

Nesse post, apresentamos 10 truques e conselhos muito úteis para economizar no pacote de dados durante as férias.

1. Aproveite a opção de economia de dados nativa em seu smartphone

A maioria dos dispositivos conta com essa opção, sem a necessidade de ajustes manuais. O que vem como padrão no Android desativa a rede WiFi quando o smartphone está em repouso ou carregando, reduzindo o uso de serviços desnecessários de conectividade.

2. Faça o download de conteúdos dos serviços por streaming

Netflix, YouTube e Spotfy contam com opções de visualização de conteúdo offline via download prévio. Fazer o download de tudo o que você quer ver ou ouvir antes da viagem em uma rede WiFi significa economizar muitos dados durante a viagem.

3. Desative os dados móveis dos aplicativos que você não usa

Os ajustes do sistema permitem que você desative os dados móveis dos aplicativos individualmente. Separar aqueles apps que não precisam de conectividade constante e/ou em segundo plano resultam em um consumo de dados móveis muito menor.

4. Aproveite as redes WiFi que você encontrar pelo caminho

Verifique se existem redes WiFi abertas disponíveis em cafeterias, aeroportos, hotéis e casas de parentes. Use essas redes para atualizar redes sociais e aplicativos. Mas tenha cuidado com as redes públicas, pois são pouco seguras.

5. Faça o download dos apps básicos

Os aplicativos específicos para smartphones com menos recursos ajudam a economizar dados móveis. Desinstale os apps principais ou desative os dados desses apps, e faça o download das versões Go ou Lite dos mesmos aplicativos.

6. Cuidado com os jogos

Alguns jogos contam com publicidade, que é atualizada com o acesso aos dados móveis. Evite abrir esses apps ou desative a conexão 4G enquanto joga, evitando assim a atualização da publicidade

7. Gerencie o consumo dos seus dados

Tanto o Android como o iOS contam com ferramentas nativas para monitorizar o consumo de dados móveis. Porém, aplicativos dedicados contam com mais recursos e uma visão mais ampla sobre quais os aplicativos estão consumido mais dados no seu smartphone.

8. Economize dados ao utilizar o WhatsApp

Desative os downloads automáticos no WhatsApp e revise se você tem ativo o recurso de backup automático em dados móveis. Se sim, desative a opção. Todas as configurações podem ser feitas nos ajustes dentro do próprio aplicativo.

9. Economize dados ao utilizar o Instagram

Procure carregar stories e publicações quando você estiver conectado em uma rede WiFi, para uma visualização offline. Mude a qualidade dos uploads para uma versão mais básica, para reduzir o consumo de dados no envio de fotos para o Instagram.

10. Google Mapas e os dados móveis

O aplicativo inclui um modo offline que permite o download das nossas rotas, que podem ser localizadas quando conectado em uma rede WiFi. Além disso, faça o download de mapas offline, além das indicações da viagem, algo útil em trajetos onde o roteiro está definido.


Compartilhe