Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Zoom, e como melhor proteger a sua privacidade

Zoom, e como melhor proteger a sua privacidade

Compartilhe

O Zoom, aplicativo de chamadas de vídeo em grupo, apareceu “do nada” e ganhou popularidade rapidamente por causa da pandemia atual e do isolamento social recomendado. A maioria dos seus usuários não conheciam o programa antes do caos ser instaurado, mas isso mudou quando muitas empresas obrigaram os seus funcionários a trabalhar de casa.

O setor empresarial começou a utilizar o Zoom para realizar reuniões à distância ou para o desenvolvimento de tarefas em modo de tele trabalho. Além disso, vários usuários domésticos decidiram realizar o download do aplicativo para estabelecer uma comunicação mais próxima (mesmo à distância) com amigos e familiares.

Porém, mesmo com o elevado número de downloads registrados, o aplicativo recebeu muitas críticas sobre a débil segurança oferecida aos dados que os usuários ofereciam para a plataforma. A situação ficou tão séria, que o Google exigiu que os seus funcionários não utilizassem o Zoom nos dispositivos laborais.

O grande problema do Zoom (e que deveria ser corrigido o quanto antes) é a baixa (para não dizer nula) confiabilidade que o aplicativo oferece na proteção dos dados dos usuários. Os criadores do software trabalham em uma atualização mais plena, que deve corrigir essas brechas de segurança. Porém, esse update não tem prazo para chegar ao mundo.

Enquanto a atualização não chega, para aqueles que precisam utilizar o Zoom por qualquer motivo (especialmente os profissionais), ou que são teimosos e querem usar o app por sua conta e risco, oferecemos alguns conselhos que você deve seguir para não cair em fraudes ou hack tecnológico.

 

 

 

Dicas para deixar o Zoom mais seguro

 

 

Independente do tipo de uso que você vai dar ao Zoom, sempre inicialize a sessão na plataforma a partir de um gerador automático de ID de chamada. Dessa forma, o identificador sempre será diferente e único, reduzindo assim as chances daquela conversa ser invadida por pessoas não autorizadas.

Depois, vai aparecer uma opção de senhas. Você não precisa utilizar uma senha própria para criar ou entrar em uma reunião. O sistema oferece uma senha automática para que você possa compartilhá-la com quem quiser para que outras pessoas entrem na reunião.

Os dois passos descritos nos parágrafos anteriores pode ajudar a garantir um encontro por chamada de vídeo com maior tranquilidade e confiabilidade, aumentando assim as chances de proteger os seus dados.

 

 

 

Cuidado ao iniciar uma conversa no Zoom em outro contexto

 

Se você é a pessoa que vai iniciar a chamada no Zoom, marque a opção de ingressar na chamada com a câmera e o áudio desligados. Dessa forma, você evita encontrar os demais contatos em outro contexto ou em situações constrangedoras. Além disso, você evita que um comentário inapropriado aconteça antes da conferência em vídeo começar.


Compartilhe