O Xiaomi Mi 8 é um competidor direto do OnePlus 6 e, independente do resultado desse comparativo, os dois são excelentes smartphones Android.

O leque de smartphones competentes vindos da China é enorme, mas esses dois foram escolhidos por contarem com preços mais acessíveis que outros modelos top de linha, e similaridades de valor final e características técnicas.

Por isso, o comparativo entre os dois é inevitável.

Design

Ambos são construídos em vidro e metal, onde o Xiaomi Mi 8 Explorer Edition conta com vidro transparente, permitindo a visualização dos seus componentes internos. Já o OnePlus 6 é resistente à água, mas não conta com certificação IP. Aqui, a escolha é sua, onde a durabilidade e beleza ficam ao gosto do cliente.

Tela

O Xiaomi Mi 8 leva a vantagem por receber o HDR10 pelo contraste de 60000:1, com um brilho máximo de 600 nits. O OnePlus 6 tem uma tela maior e reconhecimento facial 2D integrado no seu notch.

Desempenho

É dispensável dizer aqui que os dois são autênticos smartphones top de linha, com Snapdragon 845 e modelos com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Os modelos com 6 GB de RAM também são igualmente competentes. Logo, são dois vencedores. Empate. O que pode determinar a escolha é a ROM ou ambiente gráfico de cada um: o OxygenOS do OnePlus 6, muito próximo do Android puro, ou a MIUI, muito customizada mas otimizada para a melhor performance do Xiaomi Mi 8.

Câmeras

O Xiaomi Mi 8 tem um dos conjuntos de câmeras mais poderosas do mercado (de acordo com a análise do DxOMark). Porém, o OnePlus 6 não passou pelo mesmo teste. Logo, fica difícil determinar um vencedor nesse aspecto com critérios justos.

Bateria

A vantagem do Xiaomi Mi 8 é de apenas 100 mAh a mais, algo insignificante. Ou seja, os dois oferecem autonomia para um dia de uso e recarga rápida. Aqui, os modelos se equivalem.

Preços

O Xiaomi Mi 8 tem preços mais competitivos, seguindo a política de 5% de lucros do fabricante. Porém, vale a pena evitar as lojas online ou plataformas de revenda online nesse primeiro momento, já que os preços estão inflacionados.

Resumo

Não existe um claro vencedor. Existem dois smartphones excelentes para o consumidor, com tecnologia de ponta e preços competitivos. O que vamos pedir mais?