Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Xiaomi 13T e 13T Pro | exageradamente gêmeos

Xiaomi 13T e 13T Pro | exageradamente gêmeos

Compartilhe

Admito que é um pouco difícil compreender a Xiaomi de vez em quando.

Sua estratégia passa por lançar smartphones com preços bem competitivos, mas com enormes similaridades. É o caso dos novos Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro: eles são tão parecidos, que é mais fácil destacar as poucas diferenças que existem entre eles.

Os dois modelos complementam a linha de notebooks da empresa, com a promessa de elevar a experiência de uso. Em comum, os modelos apostam nos processadores da MediaTek, que continuam a ganhar terreno significativo dentro do mercado de smartphones. Ao mesmo tempo, existem as tais pontuais diferenças entre os modelos, que precisam ser esclarecidas para não atrapalhar a vida dos usuários mais leigos.

 

Design e características técnicas

Os novos Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro são (obviamente) os sucessores diretos do Xiaomi 12T lançados no ano passado, e são quase indistinguíveis à primeira vista. São gêmeos siameses separados por diferenças residuais, o que levanta dúvidas sobre a necessidade de lançamento de dois smartphones tão similares.

São três opções de cores (azul, verde e preto), mas o modelo na cor azul merece destaque por causa do seu acabamento de couro vegano, que tende a ser mais elegante. Em compensação, o uso desse material entrega diferenças nas dimensões e no peso entre as versões, deixando esse modelo 6 gramas mais leve que o as versões sem este acabamento.

Os novos smartphones da Xiaomi contam com telas AMOLED de 6,69 com resolução Full HD+, taxa de atualização de 144 Hz e brilho de 1.200 nits. O leitor de digitais está abaixo da tela, e a câmera frontal de 20 MP está localizada na parte superior do display, em um furo na tela.

Então… eles são bonitos, mas questiono a necessidade de dois telefones tão parecidos.

 

Câmera e parceria com a Leica

A Xiaomi estabeleceu uma parceria com a Leica para o lançamento desses smartphones.

Os dois modelos recebem a mesma configuração de câmera tripla na parte traseira, apesar da diferença do processador. Ou seja, a tendência é que o modelo 13T Pro entregue imagens de fotos e vídeos com uma qualidade um pouco melhor em função do processamento de imagem por hardware, mas isso não quer dizer que você terá uma grande diferença no resultado final, podendo economizar alguma grana ao comprar a versão normal.

De qualquer forma, o Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro recebem um sensor principal de 50 megapixels, acompanhado por um sensor telefoto de 50 megapixels e uma lente grande angular de 12 megapixels.

É um conjunto fotográfico que pode ser considerado forte e, ao mesmo tempo, equilibrado. Os sensores entregam números equilibrados para um telefone dentro do seu porte e faixa de preço.

 

Diferenças no desempenho e na recarga rápida

As diferenças entre os modelos 13T e 13T Pro tornam-se evidentes quando olhamos para os detalhes do telefone. E, acredite em mim, são pouquíssimas diferenças entre os dois modelos.

Enquanto o 13T é equipado com o processador Dimensity 8200 Ultra, o 13T Pro adota o Dimensity 9200+, ambos da MediaTek. Além de mais baratos, eles são tão eficientes quanto os processadores da Qualcomm para as tarefas mais básicas (e rodar games pesados no smartphone não é uma tarefa básica para a maioria dos usuários – e é importante deixar isso claro).

As opções de armazenamento são também entregam diferenças entre as duas variantes: o 13T está disponível em 8+256 GB, enquanto o 13T Pro oferece variantes de 12 ou 16 GB de RAM e 512 GB ou 1 TB de armazenamento.

A bateria de 5.000 mAh em ambos os modelos se diferenciam na capacidade de carga rápida. O Xiaomi 13T suporta uma carga rápida de 67W, enquanto o 13T Pro eleva essa potência para 120W. Para quem tem mais pressa em ter o telefone longe da tomada vai ter que optar pelo modelo Pro.

 

Quanto custam os novos brinquedos?

Ambos os modelos vêm com o MIUI 14 baseado no Android 14, e os dispositivos recebem a certificação de resistência IP68 como uma camada extra de segurança, protegendo os dispositivos contra os elementos e acidentes cotidianos.

O Xiaomi 13T tem preço inicial sugerido de 659 euros, enquanto o Xiaomi 13T Pro tem valor de largada de 799 euros. Os felizes consumidores chineses que comprarem um dos dois telefones, o brinde é nada menos que um televisor Xiaomi Mi TV A2 de 43 polegadas. A oferta é válida até o mês de outubro.

Considerando os preços sugeridos, os dois modelos se apresentam como telefones top de linha com preços mais competitivos do que aqueles adotados pelos equivalentes de marcas mais consagradas. Sei que algumas pessoas vão torcer o nariz por não serem smartphones com processadores da Qualcomm, mas para a grande maioria que apenas deseja ter um telefone funcionando, isso tende a ser pouco relevante.

E ainda questiono essa escolha da Xiaomi em lançar dois telefones tão parecidos e com diferenças mínimas entre eles. Não sei se essa diferença de valores tão acentuada se justifica para telefones que são tão parecidos nas especificações térmicas.

De qualquer forma, ele promete um alto desempenho nas duas versões, câmeras competentes em todos os sensores, generosa bateria e até o couro vegano. Ou seja, o que mais os usuários podem desejar além disso?

Ah, sim… uma TV nova de 43 polegadas. Eu mesmo gostaria de ter isso.


Compartilhe