Compartilhe

A Xiaomi apresentou a Xiao AI, um assistente de voz que está em desenvolvimento especificamente para os seus smartphones.

O assistente começa sua jornada nos recém apresentados Xiaomi Mi MIX 2S, com suporte exclusivo para o idioma chinês (por enquanto). Vale lembrar que o Google Assistente (obviamente) não está disponível na China.

A Xiaomi vai começar a pré-instalar o assistente nesses smartphones, mas poderá usar em outros modelos da empresa com a atualização da ROM MIUI.

O assistente permite o acesso às características tradicionais dessas ferramentas, como previsão do tempo, criar alarmes, enviar mensagens, registrar uma selfie e verificar as condições do tráfego.

A clara orientação do mercado chinês está na associação de serviços como o WeChat e o seu próprio ecossistema: é possível ativar o robô aspirador para limpar a casa quando estamos fora, por exemplo.

Não está claro se o assistente é parte do acordo de colaboração entre Xiaomi e Microsoft, mas algumas das perguntas são muito típicas do Cortana. A gigante de Redmond trabalha com tradução em tempo real para o chinês e o mandarim, o que reforça a teoria que o software é uma consequência dessa parceria.

O assistente pode também ser integrado nos alto-falantes conectados da Xiaomi que foram renovados recentemente, que oferecem algumas dessas características, apesar de não haver dados que apontem para essa finalidade.

 

 

 

Via The Verge


Compartilhe