A tragédia do Museu Nacional no Rio de Janeiro ganhou repercussões globais. 90% das peças dentro dele foram consumidas pelo fogo.

Pois bem, a Wikipedia pretende colaborar na preservação da memória histórica dos mais de 20 milhões de itens que se perderam no incêndio, e convoca os usuários que visitaram o Museu Nacional e fotografaram algum desses objetos para adicioná-los no @wikicommons, colaborando na preservação das memórias.

O incêndio acabou com 200 anos de história do Brasil e do mundo. Logo, a comunidade da Wikipedia trabalha de forma árdua para criar um registro do patrimônio comum, solicitando a pessoas de todo o mundo para recuperar o que foi perdido na tragédia, mesmo que através de fotos.

Para contribuir com a iniciativa, você deve:

1. Acessar o endereço https://commons.wikimedia.org/
2. Do lado direito da página, tem uma opção chamada Upload, para envio dos arquivos de fotos. Se você nunca colaborou, terá que criar uma conta na plataforma.
3. Escolha as imagens que você quer enviar, e clique em Continuar.
4. Indique que as fotos são um trabalho próprio, e clique em Continuar.
5. Insira um título, descrição do objeto e uma categoria. Nesse caso, selecione “Museu Nacional, Rio de Janeiro”.

 

 

Essa tragédia poderia ser evitada?

 

O incêndio começou na noite de 2 de setembro, quando o palácio do século XIX, estava fechado. No prédio, estavam peças de valor histórico e cultural inestimável, como o meteorito de Bendegó, objetos de cerâmica e os restos humanos mais antigos encontrados na América.

As autoridades investigam sobre as causas de um incêndio tão forte. Mas a verdade é uma só: se não tivessem agido com enorme descaso com o Museu Nacional, muito provavelmente tal tragédia poderia ser evitada.

Um povo que não respeita o seu passado sofre as consequências do descaso no presente, e não tem grandes perspectivas de futuro. É altamente recomendado que todos façam uma reflexão profunda sobre tudo o que aconteceu.