Amanhã (11), a Samsung vai realizar o evento ‘4x fun’, em clara referência de que o produto que pode ser apresentado é o Samsung Galaxy A9, que pode ser o primeiro smartphone de linha média com quatro câmeras traseiras.

O onipresente Evan Blass publicou mais imagens prévias do produto, confirmando a o seu potencial fotográfico inovador. Detalhe: isso acontece no mesmo ano que o Galxaxy S9, um dos modelos top de linha da empresa, mantém uma única câmera traseira.

 

 

Quatro câmeras para quatro tipos de fotografia

 

 

A câmera dupla foi popularizada pela iPhone 7 Plus (vamos ser justos: o Asus Zenfone 3 Zoom fez isso antes…), onde o segundo sensor atua como zoom ótico. E os demais fabricantes fizeram o mesmo, para motivos diferentes, como grande angular ou monocromáticas.

Logo, ter uma segunda, terceira ou quarta câmera significa ter sensores para determinados tipos de fotos, entregando maior versatilidade ao usuário.

 

 

As supostas quatro câmeras do Samsung Galaxy A9

 

 

As câmeras que supostamente trará o Samsung Galxy A9 são as seguintes:

Câmera de grande angular de 8 MP (f/2.4) com ângulo de 120 graus
Teleobjetiva de 10 MP (f/2.4) com zoom ótico de 2x
Câmera principal de 24 MP (f/1.7)
Câmera de profundidade de 5 MP (f/2.2) e desfoco ao vivo

Na câmera frontal, ainda não sabemos se o Galaxy A9 contará com um sensor duplo, o que totalizaria seis câmeras em um único smartphone, superando o LG V40 com cinco sensores. Mas isso ainda está a confirmar.

 

 

As novidades (e experimentos) acontecem primeiro na linha média

 

 

Em setembro, a Samsung apontou para uma mudança de estratégia, onde as novidades chegariam primeiro na linha média, e depois nos modelos top de linha. O Samsung Galaxy A9 pode ser o primeiro a trazer essas inovações.

É esperado que o modelo receba o processador Qualcomm Snapdragon 660, tela de 6.38 polegadas e bateria de 3.720 mAh. Especificações típicas de linha média, com uma novidade única no mercado.

O modelo é encarado como um experimento. Se funcionar a médio prazo, as suas novidades desembarcam nos modelos top de linha.

Ou não.