Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Redmi 13C | o que muda do 4G para o 5G?

Redmi 13C | o que muda do 4G para o 5G?

Compartilhe

A Xiaomi lançou recentemente no Brasil o Redmi 13C 5G, versão compatível com as redes de quinta geração do modelo já disponível em nosso mercado a algum tempo.

E é normal que muitos usuários se perguntem quais são as reais diferenças entre os dois modelos, além das óbvias compatibilidades com o 5G ou 4G e o preço, que pode ser superior a R$ 500 em alguns casos.

Será que os dois telefones são tão diferentes assim para que um custe (bem) mais caro que o outro? Ou vale a pena economizar um pouco mais se você não dá muita importância para o 5G?

 

Olhando para os detalhes

A Xiaomi seguiu a estratégia de vários outros fabricantes de smartphones que entregam produtos para o mercado de linha média: lançar primeiro o modelo com 4G de um telefone para logo depois oferecer o mesmo dispositivo compatível com as redes 5G.

Até entendo que essa é uma estratégia para oferecer um maior leque de opções para os usuários. Por outro lado, isso começa a gerar confusão entre os usuários mais leigos.

Para muitas pessoas, é o mesmo Redmi 13C de sempre. Mas nem todas as marcas se dão ao trabalho de mostrar onde estão as diferenças entre as versões, para que o consumidor possa escolher o modelo que melhor vai atender as suas necessidades.

E não me incomodo em fazer o trabalho sujo neste caso. Mesmo porque essas diferenças vão além do preço e da conectividade.

Antes de continuar, vamos estabelecer uma regra: tudo o que eu não mencionar no artigo terá exatamente as mesmas especificações técnicas nos dois modelos.

 

Processador mais potente no 5G

O Redmi 13C 4G recebe o processador MediaTek Helio G85, enquanto o modelo 5G conta com o MediaTek Dimensity 6100+. Aqui, a diferença é considerável.

Não apenas por entregar a compatibilidade com as redes de quinta geração, o Redmi 13C 5G é um modelo com um potencial muito maior em termos de desempenho, entregando uma experiência de uso mais fluída.

E combinado com o próximo aspecto, é o mais recomendado para quem espera um pouco mais do smartphone.

 

Memórias mais velozes no modelo com 5G

Outra diferença que é relevante na usabilidade está no tipo de memórias de cada telefone.

O Redmi 13C 4G conta com o padrão de armazenamento interno eMMC 5.1, uma tecnologia defasada e com performance muito inferior em relação ao UFS 2.2 presente no Redmi 13C 5G.

Esse detalhe vai impactar de forma decisiva na hora de executar aplicativos mais pesados nos dois smartphones. De novo: o Redmi 13C 5G vai entregar um desempenho melhor para os mais exigentes.

 

Três câmeras traseiras no Redmi 13C 4G

O sensor principal dos dois modelos é o mesmo (50 MP, f/1.8). Porém, as lentes auxiliares do Redmi 13C 4G são discretamente melhores, com um sensor macro de 2 MP e uma lente auxiliar de apenas 0,08 MP.

No modelo com 5G, o sensor macro fica de fora.

Nos dois casos, considere apenas o sensor principal como o único viável para fotos de qualidade aceitável. Agora, se você dá importância em ter uma lente macro (mesmo com fotos mais limitadas), escolha o Redmi 13C com 4G.

 

Melhor câmera frontal no modelo com 4G

O Redmi 13C 4G conta com uma câmera frontal de 8 MP (f/2.0). Já o modelo com 5G fica com um ridículo sensor frontal de 5 MP.

É uma das escolhas que a Xiaomi fez para equilibrar a relação custo-benefício do modelo 5G, algo que não faz muito sentido para mim.

De qualquer forma, as melhores selfies e vídeos para o TikTok estão no modelo 4G, mas você terá maiores dificuldades para enviar essas imagens para a internet sem as redes de quinta geração.

A escolha é sua.

 

Vale a diferença de preço?

Depende: onde você encontrou o telefone?

Para os valores sugeridos pela Xiaomi Brasil, o Redmi 13C custa em torno de R$ 250 mais barato que o Redmi 13C 5G. Neste caso, vale a pena fazer o investimento a mais se você está procurando o melhor desempenho e as redes de quinta geração.

Para quem realmente vai investir em um telefone para tarefas mais básicas e não se importa com o 5G, recomendo que você procure o modelo importado, que pode ser encontrado por preços mais competitivos.


Compartilhe