TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia RARBG, um dos maiores sites de torrents do mundo, encerra suas atividades | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | RARBG, um dos maiores sites de torrents do mundo, encerra suas atividades

RARBG, um dos maiores sites de torrents do mundo, encerra suas atividades

Compartilhe

Se já estava ruim, acabou de piorar.

O RARBG, lançado em 2008, rapidamente se tornou uma referência para os usuários que buscavam conteúdo que era impossível de encontrar em outras plataformas, se estabelecendo como uma fonte estável de lançamentos de séries, filmes e eventos esportivos e se tornando uma peça fundamental no ecossistema dos torrents.

As versões de alta qualidade do RARBG, conhecidas por sua excelente qualidade de vídeo estão entre os arquivos mais baixados da história da internet. E isso fez toda a diferença para que ele se tornasse tão popular.

Hoje (31), após 15 anos de existência, o RARBG se despede de seus milhões de usuários. Um breve comunicado na página inicial do site lista as razões que levaram os administradores a desistirem dessa iniciativa.

 

Por que o RARGB acabou?

Em primeiro lugar, o cenário de momento do planeta.

Com a pandemia de COVID-19 e o conflito entre Ucrânia e Rússia, os dois últimos anos foram extremamente difíceis para a equipe do RARBG, com a perda de membros devido a complicações do vírus e outros enfrentando os efeitos colaterais e incapazes de trabalhar. Além disso, alguns dos seus integrantes estão lutando na guerra na Europa, em ambos os lados.

Depois, vieram as questões econômicas, que sempre desempenham um papel significativo nesse tipo de decisão.

O aumento dos custos dos data centers na Europa afetou diretamente as finanças do site, tornando cada vez mais difícil acompanhar as despesas crescentes.

Diante dessa situação, encerrar o site foi considerado a melhor solução.

A inflação tornou os gastos diários insustentáveis, e os administradores não conseguem mais arcar com esses custos. Após uma votação unânime, eles decidiram que não poderiam mais continuar com o RARBG. Em seu comunicado, eles se desculpam e se despedem dos usuários.

É sempre importante lembrar que toda a dinâmica global dos últimos anos causou impactos profundos na economia de todo o planeta, incluindo os mercados que antes viviam a estabilidade econômica. Estados Unidos e Europa estão testemunhando inflações que, para muitos, são inéditas, e todas as infraestruturas de diferentes portes foram afetadas de alguma forma.

E quem sofre mais são as plataformas consideradas independentes, como é o caso do RARGB.

 

 

O fim de uma era

O fechamento do RARBG é, provavelmente, o maior golpe já sofrido pelo ecossistema de torrents desde o fechamento de sites como KickassTorrents, Torrentz e ExtraTorrent em 2015 e 2016. Esse evento marca o fim de uma era para os usuários dessa tecnologia.

Infelizmente, esse encerramento acontece em um momento delicado para os usuários, que já estão enfrentando a redução do catálogo nas grandes plataformas de streaming, em nome da redução de custos. Com isso, a disponibilidade de determinados conteúdos autorizados pelos detentores dos direitos está diminuindo, e em alguns casos, até mesmo desaparecendo dos canais oficiais de streaming.

O RARBG encerra suas atividades deixando um vazio na comunidade de usuários de torrents. É claro que muitos ainda vão em busca de alternativas para acessar seus filmes, séries e jogos pela internet. Mas cada vez mais enfrentarão dificuldades nessa jornada. Resta esperar como o ecossistema de compartilhamento de arquivos se adaptará a essa perda significativa.

De uma forma ou de outra, o que acontece hoje é mais uma vitória para as plataformas de streaming, que estão prevalecendo em um cenário que antes era dominado pelas empresas de TV por assinatura.


Compartilhe