A Microsoft pouco falou sobre o Project xCloud na E3 2019. Algo estranho, já que recentemente o Google falou (e muito) do Stadia, um dos seus concorrentes no serviço de games na nuvem. Mas em compensação, revelou detalhes importantes, como preços, catálogo e data de lançamento.

Um detalhe surpresa foi anunciado: o Console Streaming, que permite transformar o nosso console em um servidor de streaming local de videogames para jogos (dentro da mesma rede local ou WiFi) em nossos outros dispositivos, no lugar de jogar apenas e diretamente no console.

 

 

Project xCloud estreia em outubro de 2019

 

Quem visitar o stand da Microsoft na E3 2019 poderá testar o xCloud de forma preliminar, mas não há detalhes mais claros sobre o modelo que a empresa vai oferecer nesse serviço de streaming de jogos.

O Project xCloud vai chegar ao mundo em outubro de 2019. A versão local do serviço terá um comportamento muito similar ao que já vimos em dispositivos como Steam Link para PC, mas de forma direta a partir do console e (algo muito importante) para os dispositivos conectados na mesma rede de área local ou WiFi que o console.

Ou seja, é possível a partir de outubro jogar os nossos jogos favoritos em qualquer lugar, através da Hybrid Gaming Cloud da Microsoft. E quando a empresa fala em ‘jogar os nossos jogos’, parece indicar que o serviço não vai incluir jogos, de modo que você só poderá usar os games que você comprou para a plataforma da Microsoft.

 

 

Já o Google Stadia inclui alguns jogos, mas será preciso comprar muitos outros para o serviço, de modo que as plataformas de games por streaming farão ao usuário pagar para o uso da plataforma como tal: os jogos, ao que parece, serão vendidos em separado na maioria dos casos.

Veremos se a Microsoft pode esclarecer essas questões mais adiante, quando o lançamento final do serviço. Um pouco mais de paciência, gamers.