TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que a Xiaomi eliminou a reprodução de vídeos em segundo plano nos smartphones | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Por que a Xiaomi eliminou a reprodução de vídeos em segundo plano nos smartphones

Por que a Xiaomi eliminou a reprodução de vídeos em segundo plano nos smartphones

Compartilhe

A Xiaomi removeu a função de reprodução em segundo plano com tela apagada em seus smartphones. A funcionalidade, presente na MIUI e na HyperOS, permitia a reprodução de vídeos e músicas com a tela desligada, inclusive no YouTube sem Premium.

Esse era um substancial diferencial da MIUI em relação às demais customizações do Android de outros fabricantes, e um dos motivos pelos quais os usuários da Xiaomi defendiam os telefones da marca com unhas e dentes.

Agora, tudo acabou. E acho que essa relação precisa ser revista de alguma forma, pois eu tenho certeza que a maioria dos Mi Fãs ficarão extremamente irritados com a “novidade”.

 

Por que a Xiaomi fez isso?

A empresa justificou a remoção por “cumprimento normativo”, provavelmente devido à nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Europa. E se você antes agradeceu à União Europeia pelo USB-C no iPhone, pode começar a xingar o Velho Continente neste caso.

Na verdade, é a mesma normativa que tenta fazer com que o Messenger da Apple seja um aplicativo que funcione com outras plataformas de mensagens, e não um clubinho exclusivo do iPhone.

A DMA visa regular o mercado digital e reduzir o poder das grandes empresas de tecnologia, proibindo que plataformas ofereçam vantagens exclusivas a seus próprios serviços.

Com a palavra…

Devido aos requisitos de conformidade regulamentar, lamentamos informá-lo de que removemos o recurso “Reproduzir som de vídeo com a tela desligada” no recurso Caixa de ferramentas de vídeo e o recurso “Desativar tela” no recurso Caixa de ferramentas do jogo por meio de atualizações OTA (Over-The-Air).

Em termos práticos, a União Europeia tenta estabelecer uma espécie de “princípio isonômico” para as empresas do setor, através de uma neutralidade de funcionalidades e recursos que podem representar no futuro uma espécie de estagnação.

Se nenhum fabricante puder inovar e oferecer diferenciais de software nos seus dispositivos, a evolução tecnológica simplesmente trava, e vamos cair na regra de receber smartphones muito similares ou iguais por muito tempo.

A perda da função é um retrocesso para a MIUI e representa uma perda para os usuários da Xiaomi. A reprodução em segundo plano com tela apagada era uma das características mais apreciadas dessa interface, e útil para diversas situações.

Principalmente para a situação mais importante de todas: aquela que evita a obrigatoriedade de utilizar o cartão de crédito para deixar mais dinheiro para o Google ao não pagar pelo YouTube Premium para receber essa funcionalidade.

 

Existe alguma solução para o problema?

A Xiaomi não oferece alternativas para a função, e os usuários que desejam continuar utilizando a funcionalidade serão obrigados a migrar para outras ROMs ou usar aplicativos de terceiros. No entanto, essas alternativas podem não ser tão eficientes ou seguras quanto a função original da MIUI.

A remoção da função pela Xiaomi indica que outras empresas podem seguir o mesmo caminho para se adequar à DMA. Isso pode significar o fim da reprodução em segundo plano com tela apagada em smartphones Android.

Algo que o Google com certeza aprecia (e muito), já que o recurso seria algo exclusivo do YouTube Premium.


Compartilhe