O titânio do iPhone 15 Pro está desgastando, e a “culpa” é sua

Compartilhe

Não tem como não começar esse artigo mandando um “que bela porcaria, dona Apple”.

De que adianta lançar o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, com várias frescuras disfarçadas de melhorias, um design modificado e o tão falado chassi de titânio se esse telefone está descolorindo justamente neste aspecto de design que, a partir de agora, será considerado uma frescura para deixar um telefone caro ainda mais caro?

Sério, Apple… você pede para ser criticada por pura bobagem. Inacreditável! Como pode cometer erros tão primários e absurdos, fazendo o cliente de otário ao colocar uma característica que está apresentando sinais de desgaste nos primeiros DIAS de uso?

Inaceitável!

 

O que está acontecendo?

O iPhone 15 Pro e Pro Max foram anunciados com grande expectativa devido às diversas inovações que trazem consigo. Entre essas melhorias, destacam-se um novo botão de ação, um conector USB-C, o poderoso chipset A17 Pro e um elegante chassi de titânio.

Os consumidores estavam ansiosos para experimentar esses novos recursos e aproveitar o que a Apple prometia ser uma experiência excepcional com seus dispositivos. Mas… sabe como é… Tim Cook herdou de Steve Jobs a mágica da distorção do campo da realidade, e o tal titânio se tornou na prática um acabamento que está desaparecendo nas mãos dos usuários.

Pouco tempo depois da chegada dos novos smartphones da Apple ao mercado, começaram a surgir as primeiras queixas sobre o produto. E o tal acabamento de titânio do modelo mais caro do iPhone está desaparecendo.

E a “culpa” é do usuário que não comprou uma capa para proteger o telefone.

Tá, eu entendo que é uma obrigação do usuário proteger um dispositivo cujo preço flerta com os R$ 15 mil. Mas daí a ver o telefone perder o tal acabamento de titânio (que é um dos elementos que deixa o dispositivo ainda mais caro que a versão normal) chega a ser uma piada de mau gosto do Tim Cozinhar (em livre tradução).

 

Case obrigatório para não perder o titânio

De acordo com relatos de alguns usuários, ao utilizar o iPhone 15 Pro sem uma capa protetora, ocorre um problema de descoloração no chassi do dispositivo. Isso levou muitos consumidores a procurar o suporte técnico da Apple e a recorrer às redes sociais para expressar sua preocupação com essa questão, que afeta tanto o iPhone 15 Pro quanto o iPhone 15 Pro Max.

Essa descoloração precoce, que faz com que os dispositivos pareçam ter anos de uso em questão de dias, levantou preocupações legítimas entre os clientes, alguns dos quais estavam considerando adquirir o telefone na cor de titânio. Agora, muitos estão repensando essa decisão, dadas as reclamações generalizadas sobre o problema.

De novo: é inacreditável ver uma empresa como a Apple passar por esse tipo de situação.

O fenômeno da descoloração parece ser resultado do uso de mãos sujas ou oleosas nos modelos com acabamento em titânio do iPhone 15 Pro. A Apple optou por aplicar um revestimento especial conhecido como PVD (Deposição de Vapor Físico) nesses dispositivos para conferir a cor desejada ao chassi.

Infelizmente, esse revestimento é sensível às impurezas e à oleosidade da pele, o que pode causar a descoloração visível nas áreas afetadas.

De novo: dá a entender que a “culpa” é do usuário, e não da Apple, que deveria ter previsto essa situação e entregue um telefone com acabamento mais resistente.

 

Não é um problema exclusivo do iPhone 15 Pro

Surpreendentemente, esse problema não é exclusivo dos iPhones. Alguns usuários também relataram problemas semelhantes com o Apple Watch Ultra, que compartilha a característica de ter um corpo de titânio.

Parece que a fragilidade desse material frente a condições adversas de uso é um fator comum nesses casos, e é de se questionar o controle de qualidade da Apple para esse aspecto.

Por outro lado, a gigante de Cupertino reconheceu oficialmente o problema e, em seu site, ofereceu uma solução para os consumidores afetados.

A empresa sugere que a descoloração é temporária e pode ser resolvida com a limpeza adequada. Para evitar que o chassi do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max perca sua cor original, a Apple recomenda a limpeza do dispositivo com um pano suave, ligeiramente úmido e sem fiapos. Segundo a empresa, essa abordagem restaurará o aspecto original do terminal.

No entanto, muitos consumidores estão frustrados com essa solução, especialmente aqueles que investiram preços altíssimos nesses dispositivos. A ideia de que a responsabilidade pela descoloração recai sobre os usuários por não utilizarem capas protetoras, terem mãos sujas ou não saberem como limpar adequadamente seus dispositivos gerou revolta e indignação contra a Apple por parte dos usuários.

E todo mundo já viu essa reação da Apple no caso do Antennagate, onde Jobs culpou os usuários mandando um “vocês estão segurando o telefone da forma errada”.

É sempre a mesma coisa: nunca é a Apple de faz merda; é sempre o usuário que é o responsável por não conseguir seguir ou entender o padrão de qualidade abaixo do ideal oferecido pela gigante de Cupertino.

Perceberam como funciona o campo de distorção da realidade?


Compartilhe