TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Musk promete uma revolução com o X, mas até agora ele só é uma cópia do Facebook do menino Zuck | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Musk promete uma revolução com o X, mas até agora ele só é uma cópia do Facebook do menino Zuck

Musk promete uma revolução com o X, mas até agora ele só é uma cópia do Facebook do menino Zuck

Compartilhe

Vamos falar a verdade, doa a quem doer: Elon Musk deve ter uma inveja gigantesca de Mark Zuckerberg, pois ele quer ser como o dono do Meta a todo custo.

De desafiar para a porrada aberta até transformar o X (finado Twitter) no Facebook (Messenger) a todo custo, passando é claro pela medição de certas partes do corpo. Elon não se conforma que Mark seja melhor do que ele em alguma coisa.

Musk prometeu transformar o X em um superapp. Por enquanto, só é uma cópia do Messenger recheada de discursos de ódio. E essa aproximação do app de mensagens do Facebook ficou ainda mais evidente com o lançamento do recurso de chamadas de áudio e vídeo.

 

Até onde isso vai?

 

A transição para esse novo recurso começou a ser percebida por usuários, que começaram a ser notificados sobre a nova funcionalidade. Um novo botão chamado “Ativar chamadas de áudio e vídeo” agora faz parte das configurações do aplicativo do X (Twitter), permitindo que se utilize esse tipo de comunicação.

Você pode optar por receber chamadas apenas de pessoas em sua lista de contatos, daquelas que segue, de usuários verificados ou de qualquer combinação dessas categorias. Essa abordagem visa proporcionar uma experiência personalizada e com algum tipo de privacidade.

Se bem que, por outro lado, para quem optou por receber chamadas de qualquer pessoa, é melhor começar a se preparar para viver um autêntico inferno na Terra, pois a ausência de moderadores no X (Twitter) fará com que qualquer imbecil entre em contato com os conteúdos e discursos mais nocivos que se possa imaginar.

Sem falar que o novo recurso de chamadas de áudio e vídeo é também mais uma maneira bem criativa para que Elon Musk colete mais dados sobre você, através das conversas e informações que serão compartilhadas nessas chamadas. Esses dados fatalmente serão redirecionados para anúncios que serão exibidos em seu feed, com base em suas preferências, necessidades e até particularidades compartilhadas em comunicações teoricamente privadas.

Exatamente da mesma forma que o Facebook sempre fez. E eu não sei se você realmente quer passar por tudo isso de novo.

Mark Zuckerberg comprovou essa estratégia ao realizar um investimento substancial na aquisição do WhatsApp. Posteriormente, ele implementou recursos de mensagens e chamadas de vídeo em todas as suas plataformas de redes sociais e, dessa forma, expandiu sua capacidade de coletar informações.

Por fim, todas as plataformas do Meta podem convergir dados de comunicações privadas, com a desculpa de melhorar a experiência de uso, mas na prática aumentando o volume de dados coletados. E não é anormal você ver publicidade relacionada com algo que foi conversado no Facebook (Messenger) e WhatsApp no Instagram, por exemplo.

 

Uma revolução que, na prática, é só uma cópia

Elon Musk, por outro lado, prometeu que X traria uma revolução ao se tornar um superapp, com vários recursos e funcionalidades para manter o usuário mais tempo dentro da plataforma, pois a ideia é que você faça tudo dentro do mesmo aplicativo. As chamadas de áudio e vídeo são um começo, mas até o momento, essa iniciativa é apenas uma cópia do que outras redes sociais já tem.

Principalmente o Facebook do menino Zuck, de quem Elon tem uma inveja enorme, e isso está mais do que claro.

Elon precisa deixar o recurso de chamadas de áudio e vídeo disponível em várias plataformas, incluindo iOS, Android, Mac e PC, e sem a necessidade de um número de telefone como requisito de funcionamento ou cadastro. Sem isso, nem dá para começar a conversar sobre essa tal revolução que ele promete, em um superapp que, neste momento, não existe.

O X (Twitter) não fez um anúncio oficial sobre o lançamento desse recurso, mas já podemos dar como uma funcionalidade real na rede social. Fica a dúvida se as chamadas de áudio e vídeo estão disponíveis para todos os usuários, ou se são restritas aos assinantes Premium.

Que Elon Musk não realize essa segregação entre os usuários se ele realmente deseja competir com o menino Zuck de forma direta. Em um contexto mais amplo, a introdução de chamadas de áudio e vídeo é um movimento estratégico para atrair e reter os usuários em meio a uma competição crescente entre plataformas de redes sociais.

Olhando para o outro lado dessa batalha, Mark Zuckerberg já anunciou seus planos para cobrar por um serviço pago do Facebook na Europa, caso a União Europeia reforce as exigências sobre o direito das fontes de notícias em cobrar pela divulgação dos seus conteúdos jornalísticos. Essa medida seria uma alternativa livre de anúncios para os usuários, o que pode interessar a um grupo de pessoas que se cansou de tanta publicidade na tela.

Como resposta, Elon Musk decidiu criar várias categorias de usuários no X, com diferentes assinaturas pagas com menos ou nenhuma publicidade. Eu não sei o quanto isso realmente pode dar certo dentro da plataforma, que não para de perder anunciantes, dinheiro e usuários. E sem os três, o dono da Tesla tem apenas uma terra arrasada em forma de rede social.

Vamos ver se as chamadas de áudio e vídeo no X serão suficientes para recuperar os usuários que estão saindo da rede social em nome da saúde mental. Acredito que não é o suficiente, mas quem sou eu para dizer o que é certo ou errado nessa vida.


Compartilhe