TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Motorola Moto G34 vs Samsung Galaxy A05: um comparativo improvável | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Motorola Moto G34 vs Samsung Galaxy A05: um comparativo improvável

Motorola Moto G34 vs Samsung Galaxy A05: um comparativo improvável

Compartilhe

Este aqui não é um artigo com um comparativo sobre dois smartphones que desembarcaram na mesma semana em 2024 e que, de alguma forma, seus fabricantes decidiram entrar em rota de colisão, mesmo sendo muito diferentes entre si.

Isso aqui é uma forma de me fazer acordar em pleno domingo às 6h da manhã apenas para tirar o meu sossego. É uma armadilha que armei para mim mesmo, onde o meu cérebro se volta contra mim para tirar o pouco sono que ainda tenho.

Então, entre Motorola Moto G34 e Samsung Galaxy A05 (que não deveriam estar no mesmo universo, mas chegaram ao mercado na mesma semana para confundir uma galera)… qual dos dois você deve comprar?

 

Por que esse comparativo existe?

Porque, ao que tudo indica, eu estou passando por um surto criativo, e estou me divertindo muito com essa forma mais irônica e bem humorada para falar sobre tecnologia.

Não tem ninguém fazendo isso dessa forma no momento, e eu decidi ocupar essa lacuna liberada por alguém, só para ver no que vai dar. E eu quero aproveitar bem essa lacuna enquanto o marido corno não volta para casa.

Falando sério: acho que dá para fazer diferente dos outros, pois basicamente todo mundo está usando o mesmo formato para falar sobre tecnologia no Brasil. E já que não tenho mais nada a perder, vou gastar o resto da minha dignidade com sarcasmo e bom humor nos textos e nos vídeos.

Além disso, eu bem sei que Samsung e Motorola são as duas marcas de smartphones mais populares junto aos consumidores brasileiros, e como ambas fizeram a delicadeza de entregar ao mercado smartphones similares e, ao mesmo tempo, diferentes, eu estou aqui para rir um pouco dessa ironia, oferecendo um pouco de informação útil de graça.

Sim. Informação útil. Porque, neste caso, não é apenas apresentar as semelhanças. Mas principalmente destacar as evidentes diferenças entre eles.

E… antes de continuar, eu quero remover esse elefante branco metafórico que está ocupando a sala neste momento.

Deixo claro que só estou comparando o Moto G34 e o Galaxy A05 apenas e tão somente pela diversão. Sei que os telefones são parecidos, mas que estão em categorias diferentes. Mas entendi que poderia sair um bom artigo, e estou apostando minha manhã de sono dominical nisso.

Então, para o pessoal da Positivo Tecnologia que vão ficar incomodados pelo fato de não colocar nenhum telefone da Infinix neste comparativo, saiba que eu até considerei incluir o Infinix Hot 20 5G nessa análise…

…mas ele sequer chegou ao mundo em 2023, então… isso não seria justo. Simples assim. Entenda isso.

 

Onde está o bullying da Samsung na Motorola neste caso?

Por conta das diferentes especificações de hardware, o Moto G34 possui o 5G, e eu tenho quase certeza que, a essa altura, você já sabe que o Galaxy A05 fica no 4G. E essa diferença por si já pode determinar que o comparativo aqui é injusto.

Ao mesmo tempo, nem todo mundo está dando prioridade para o 4G por aqui porque o 5G não existe para muita gente. As redes de quinta geração ainda estão em expansão no Brasil. Logo, para muitos, é um detalhe que pode passar batido.

Logo, o grande diferencial entre os dois (e real motivo para colocar todo mundo para pensar) está no processador.

O Moto G34 recebe o Snapdragon 695, enquanto o Galaxy A05 fica com o MediaTek Helio G85. Então, você acaba de descobrir que vai pagar MAIS DE R$ 500 a mais (um pouco menos que isso na verdade, dependendo do e-commerce que você escolher) para ter um processador mais potente na sua vida.

E é aqui que eu digo que a Samsung fez bullying com a Motorola, atrasando o seu rolê de forma bem sacana.

A grande maioria dos usuários vai olhar para o preço dos dois produtos e, de forma quase inevitável, vai para o telefone mais barato, sem se importar para as especificações técnicas.

Sempre foi assim, e isso dificilmente vai mudar. Já dá até para imaginar os vendedores das Casas Bahia dizendo para a sua avó: “não, pode levar, dona Dulce… é lançamento da Samsung, e o preço está excelente…”.

Perceba que eu não disse em momento algum na frase acima que um telefone é melhor que o outro, o que isenta o vendedor de qualquer culpa se o barato sair caro. E nem estou dizendo que o Galaxy A05 é uma porcaria.

Só estou afirmando que o vendedor vai reforçar a ideia do cliente em comprar o mais barato por ser o mais barato, sem se dar ao trabalho de explicar que, ao pagar a mais, você vai receber mais por isso.

E esse é o foco principal deste artigo: ajudar os mais leigos a mostrar o quão diferente são os dois telefones, mesmo chegando ao mercado praticamente juntos e sendo semelhantes nas especificações de memória.

 

Onde mais eles se distanciam?

 

Os modelos foram apresentados no Brasil na mesma semana, mas em termos práticos, o Moto G34 é mais novo que o Galaxy A05 em, pelo menos, um trimestre. E mesmo sendo mais potente, o modelo da Motorola é mais leve (179 gramas) que o telefone da Samsung (195 gramas).

Ambos podem receber versões com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, mas apenas o Moto G84 conta com um modelo com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. E eu recomendo fortemente que, se você puder, pague a mais para ter mais memória no telefone.

O motivo para investir a mais? Simples: a internet não para de evoluir, os apps só aumentam de tamanho, o Android fica mais exigente com o passar do tempo, e você está produzindo mais fotos e vídeos. Sem falar nos memes que você recebe todos os dias.

Ou seja, 4 GB de RAM + 128 GB deixou de ser o ideal para a grande maioria das pessoas que adotou um uso normal do smartphone. Nem precisa ser um produtor de conteúdo. Basta ter vida conectada e alguns amigos.

A tela do Moto G34 é melhor, pois é uma IPS LCD de 6.5 polegadas com taxa de resolução de 120 Hz. Ela é mais nítida, possui material melhor e maior taxa de atualização que o Galaxy A05 que, por sua vez, possui um display alinhado com o seu preço.

As câmeras traseiras são idênticas nos dois modelos, mas o Moto G34 recebe um sensor frontal com 16 MP, teoricamente melhor que os 8 MP do Galaxy A05. Em compensação, o telefone da Samsung possui gravação de vídeos em 60 fps e slow motion de 120 fps, dois elementos que ficaram de fora no smartphone da Motorola.

O Motorola Moto G34 recebe o NFC, que foi esquecido no churrasco do Samsung Galaxy A05, além de incluir sensores que ficaram de fora no seu rival de comparativo, como giroscópio, bússola e leitor de digitais.

E a bateria dos dois modelos é a mesma, com 5.000 mAh. Mas como o Galaxy A05 é mais modesto no seu processador, ele tende a ter uma autonomia maior. E isso também é algo importante para muita gente.

 

Qual é melhor? E com qual você deve ficar?

São duas perguntas diferentes, com respostas também diferentes.

Em teoria, o melhor é o Motorola Moto G34. Bem melhor, por sinal. Tanto, que entendo que os dois são sim telefones de entrada, mas não estão na mesma categoria de preço ou nos aspectos técnicos.

Na prática, cada comprador precisa saber o que realmente espera e quer de cada telefone antes de apostar o seu dinheiro nessas duas aventuras em forma de dispositivos tecnológicos de baixo custo.

O Galaxy A05 é para quem quer o básico do básico no smartphone. Para quem sabe que não é exigente, e que só quer ter um dispositivo para aquela comunicação básica, sem se preocupar com a autonomia de bateria.

Já o Moto G34 é para quem espera um pouco mais do dispositivo em todos os aspectos, e quer comprar um smartphone com 5G sem esfolar o bolso ou o cartão de crédito. E para quem está disposto a pagar a mais para ter um telefone com chip Snapdragon.

São mundos diferentes que se colidiram pelas coincidências da vida. Ou não tão coincidência assim: quem recebeu os releases de imprensa dos dois produtos percebeu um certo movimento de “queimar a largada do lançamento” por parte de uma das marcas.

Logo, nada impede que uma realmente “atrasou o rolê” da outra pela concorrência estabelecida, mesmo que os dois produtos não estejam na mesma prateleira técnica. Afinal de contas, todo mundo sabe que, no final, o preço é quem manda para o consumidor.

Para os dois casos, um conselho em comum: pense umas 16 vezes antes de investir o seu suado dinheiro em um smartphone com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, e eu já expliquei os meus motivos neste artigo.

Com toda a evolução do mundo da telefonia móvel, essas especificações podem ser insuficientes no futuro. E seria péssimo ver o seu telefone abandonado pelo fabricante nas atualizações do Android ou na entrega das correções de segurança.

E quem acompanha o mundo da tecnologia (e esse blog nos últimos dois anos) sabe muito bem que uma das marcas se tornou “especialista” em abandonar seus clientes.

E é isso. Espero ter ajudado.

Vou voltar a dormir em paz com a missão de analisar esses dois telefones mais do que cumprida. Você não vai encontrar um artigo com mais de 1.500 palavras falando desses dois com muita facilidade na internet.

Então… de nada!


Compartilhe