TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Motorola comemora 10 anos do lendário Moto G | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Motorola comemora 10 anos do lendário Moto G

Motorola comemora 10 anos do lendário Moto G

Compartilhe

Eu me lembro da primeira vez que ouvi falar do Moto G.

Eu estava em São Paulo, indo para uma cobertura de evento de tecnologia, e cheguei a comentar sobre como era incrível ver o Google lançando um smartphone dentro de uma filosofia que a gigante de Mountain View acreditava que deveria ser um produto com esse sistema operacional.

Sem falar que era o típico smartphone que praticamente todo mundo queria ter: um dispositivo com ótima relação custo-benefício, experiência de uso impecável e alta qualidade de construção. E pensar que o Moto G fez 10 anos me obriga naturalmente a fazer um paralelo entre passado e presente da telefonia móvel, envolvendo um dos modelos mais icônicos da história.

 

Os 10 anos do Moto G

Há exatamente uma década, a Motorola embarcou em uma jornada que redefiniria o cenário dos smartphones intermediários. O Moto G, pioneiro ao criar esse segmento, celebra seus dez anos com a marca de 200 milhões de dispositivos moto g vendidos globalmente (considerando todas as gerações da série).

E não estou exagerando com a afirmação de redefinição do conceito de smartphone de linha média. A relação custo-benefício do Moto G era tão boa, que conseguiu também reinventar a marca Motorola como um todo, dando um novo holofote para a empresa que estava tão em declínio, que foi vendida para o Google por um valor muito abaixo do que teoricamente custava.

Lembrando que estamos falando da Motorola, uma marca mais do que centenária, responsável por colocar no mercado o primeiro celular comercial da história. Para uma empresa como a Google, que mal tinha 15 anos de história, adquirir uma gigante da telefonia móvel, é sinal de que o valor de mercado da Moto estava muito desvalorizado.

Desde o início, a linha Moto G se apresentou como o símbolo de transformação no mercado de telefonia móvel. Ao proporcionar uma alternativa entre feature phones limitados e smartphones premium inacessíveis, a Motorola ajudou a democratizar e popularizar esse dispositivo, que se consolidou de vez como o principal entre os eletrônicos de consumo.

O primeiro Moto G foi lançado no Brasil em 13 de novembro de 2013. Contava com uma tela LCD de 4,5 polegadas, processador Snapdragon 400 quad-core, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno.

O modelo contava com tampas traseiras intercambiáveis para acompanhar o estilo do usuário e as Moto Ações, que executavam determinadas funções a partir de gestos do usuário. Seu preço inicial sugerido para o Brasil era de R$ 649, e isso fez com que o Moto G se popularizasse rapidamente em nosso país.

Afinal de contas, ele era muito barato, tinha especificações técnicas convincentes para a época e entregava uma experiência de uso de telefones mais avançados com preço de dispositivo de linha média.

 

A evolução do Moto G

 

A trajetória do Moto G é marcada por momentos emblemáticos e lançamentos de destaque. Algumas gerações foram percursoras em tecnologias que hoje estão presentes em praticamente todos os smartphones lançados no mercado.

Por exemplo, o Moto G4, lançado em 2016, ao incorporar sensor de impressão digital e sistema de câmera PDAF, estabeleceu um novo padrão de inovação entre os telefones intermediários.

Outro ponto de destaque do Moto G4 foi o Moto Maker, recurso que permitia ao usuário escolher as cores da tampa traseira, da moldura e do acabamento frontal do smartphone, em um nível de personalização até então sem precedentes.

Nesse sentido, a Motorola destaca o Moto G4. Lançado em 2016, o modelo tinha entre seus atrativos o Moto Maker, recurso introduzido na geração anterior que permitia ao usuário escolher as cores da tampa traseira, da moldura e do acabamento frontal do smartphone para ter uma experiência personalizada.

 

Como está o Moto G hoje?

O salto para a décima geração com o Moto G100 é a assinatura definitiva da longevidade da série e da incessante busca por avanços e inovações. A conectividade 5G e a plataforma Ready For redefinem a experiência do smartphone, oferecendo funcionalidades expandidas sem acessórios adicionais.

Já o Moto G84 5G se destacou por ser o primeiro da linha a adotar a cor PANTONE do Ano, com seu acabamento premium em couro vegano. A decisão passa para o consumidor o recado de apoio à sustentabilidade, mas sem abrir mão do estilo e do design diferenciado.

A inteligência artificial, incorporada em diversos aspectos do Moto G84 5G, eleva a experiência do usuário a novos patamares. Desde a captura de imagens nítidas com OIS e tecnologia Ultra Pixel até a exibição vívida em uma tela pOLED ultralarga, cada detalhe é otimizado para entregar imagens mais nítidas e vibrantes.

Nesse momento, a Motorola tem no mercado variantes do Moto G que atendem a todos os públicos e bolsos, indo desde o básico Moto G14 aos intermediários Moto G73 e Moto G84, ambos com 5G. É de consenso que essa série da marca que hoje é de propriedade da Lenovo é uma das mais populares no Brasil, e essa credibilidade foi construída com méritos ao longo de 10 anos de lançamentos que sempre chamaram a atenção do mercado.

Ao celebrar uma década, a Motorola olha para o passado e planeja o futuro do Moto G, pensando sempre no smartphone como uma expressão da individualidade de cada usuário. Neste aspecto, a linha Moto G cumpriu com essa missão, com modelos de acompanham e até iniciam tendências tecnológicas, mas sempre atendendo aos anseios dos consumidores.


Compartilhe