Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Microsoft se lembrou de encerrar o suporte ao Windows CE

Microsoft se lembrou de encerrar o suporte ao Windows CE

Compartilhe

Você acredita que só agora a Microsoft encerrou o suporte oficial para o Windows CE? Aliás, você sabe o que foi o Windows CE?

Esse sistema operacional foi inicialmente projetado para dispositivos de baixo consumo energético e tamanho reduzido. Ele foi lançado para competir de forma direta com os PDAs ou Palm, mas também foi utilizado em terminais industriais e sistemas de navegação

A Microsoft levou 26 longos anos para matar o Windows CE, mas não consegue fazer o seu notebook adquirido em 2015 ser compatível com o Windows 11. E vai matar o Windows 10 em 2025. Vai entender a gigante de Redmond…

 

Um pouco do que foi o Windows CE em nossas vidas

O Windows CE chegou ao mundo em 16 de novembro de 1996, ao lado do lançamento do Windows NT 4, o sistema operativo de referência da Microsoft para servidores e estações de trabalho.

Ele se destacava pela versatilidade, se tornando uma alternativa para dispositivos móveis e outros terminais de baixo consumo. E era uma proposta bem interessante, mesmo com um funcionamento bem mais restrito quando comparado com o Windows 95. Ao menos sua interface visual lembrava a versão do Windows que mudou o jogo para a Microsoft no mercado informático.

Pois bem, parece que alguém na Microsoft se lembrou que precisava desligar os aparelhos que mantinham esse sistema operacional vivo, e anunciou o fim do suporte para a versão mais recente, o Windows CE 8, conhecido como Compact Embedded 2013.

Na verdade, o início do fim do Windows CE aconteceu quando a Microsoft revelou seus planos de substituí-lo por uma plataforma unificada baseada no Windows 8 em 2011. Essa migração não saiu como planejado, e em 2020 foi determinado que a gigante de Redmond adotaria uma versão de software baseada no Windows 10 IoT nos dispositivos que ainda recebiam o CE.

O Windows CE nunca foi o que poderia ser. No começo, estava presente nos dispositivos PDA, como uma resposta para quem queria a mesma experiência do computador em um dispositivo que poderia ser levado no bolso do paletó. Depois, redirecionou o seu foco para outros formatos de dispositivos, na esperança de um crescimento mais rápido.

Isso obviamente não aconteceu a ponto de fazer do Windows CE um software popular. Tanto, que muitos de vocês só sabem que ele existe agora, a partir deste conteúdo.

 

O Windows CE deixa algum tipo de legado

De alguma forma, o Windows CE deixa um legado, já que contribuiu com a construção de uma cultura de mobilidade. Aproveitou a época em que os PCs de bolso estavam em alta, e fez com que muitos de nós adotássemos no futuro outros dispositivos como notebooks e smartphones.

Aliás, o Windows CE chegou a fazer parte do mercado de telefones inteligentes, mas não conseguiu acompanhar o ritmo da concorrência. Android e iOS avançaram como um trator, e a proposta da Microsoft foi mais uma que sucumbiu ao duopólio.

Mal dá para acreditar que só agora o suporte ao Windows CE terminou, e que essa versão do Windows sobreviveu por 26 longos anos. As licenças do Windows Embedded Compact 2013 poderão ser encontradas em modo de vendas contínuas até 2028, mas o suporte estendido para essa versão do sistema operacional se encerra no final do ano.

Para quem tem um equipamento com Windows CE, ele vai seguir funcionando. Só não vai receber atualizações de segurança. E eu nem sei se alguém realmente vai se preocupar com isso: quem é que usa o Windows CE nesse momento, ou vai se importar em criar alguma ameaça de segurança para ele?


Compartilhe