Você está em | Home | Games | Jogos com 100 GB de dados pode virar uma nefasta realidade normalizada

Jogos com 100 GB de dados pode virar uma nefasta realidade normalizada

Compartilhe

Os entusiastas de jogos de videogames estão enfrentando um novo desafio nos dias de hoje, e não é uma fase de um título mais complexo: o aumento constante dos arquivos de instalação desses títulos, que necessitam de mais e mais espaço livre de armazenamento.

Independentemente da plataforma preferida, seja PC, console ou outra, os jogadores precisam estar preparados para reservar cada vez mais espaço em seus dispositivos. Um exemplo marcante desse cenário é observado entre os usuários do PlayStation Plus, o serviço de assinatura do console da Sony.

Neste artigo, vamos abordar o problema com maior riqueza de detalhes, inclusive para discutir se o futuro será sombrio neste aspecto.

 

E a pior parte é que isso está acontecendo em NBA 2K23

Para os que não estão familiarizados, o PlayStation Plus oferece aos seus membros a oportunidade de “ganhar” três jogos gratuitos todos os meses. Aderir a esse serviço pode ser uma excelente alternativa para explorar uma ampla variedade de títulos sem gastar uma fortuna.

Mas nem tudo são flores nesse mundo (e, pelo visto, não pode ser, pois o gamer sofre), uma vez que o espaço de armazenamento dos consoles pode se tornar um inimigo dos jogadores.

Recentemente, veio à tona um problema enfrentado pelos membros do PlayStation Plus Essential, Extra ou Premium: o jogo de basquete NBA 2K23, disponibilizado para download em consoles PS4 ou PS5.

O título exige mais de 100 GB de espaço de armazenamento no console, o que pode ser considerado um absurdo para muitos gamers. Afinal de contas, é um jogo de basquete, e não um novo Call of Duty.

Um tópico no fórum Reddit revelou que muitos jogadores simplesmente não contam com espaço suficiente para baixar e instalar o jogo, arruinando a experiência dos fãs de basquete que são donos de um console PlayStation.

Para ser mais preciso, NBA 2K23 tem um tamanho de instalação de 142 GB no PS5 e 124 GB no PS4. Além desses requisitos de armazenamento, ainda é necessário considerar alguns gigabytes adicionais para os patches de atualização das novas temporadas, cujo download acontece após a instalação do jogo principal.

 

Não acontece apenas no PlayStation

Esses tamanhos de download gigantescos não são exclusivos dos consoles da Sony. A plataforma Xbox também enfrenta esse desafio.

O mesmo NBA 2K23 para os consoles da Microsoft, por exemplo, requer no mínimo 152 GB de espaço disponível para funcionar nas versões Xbox Series X e Xbox Series S. Nos PCs, embora os valores sejam um pouco mais generosos, os jogos também superam a marca dos 100 GB, chegando a ocupar 110 GB.

Diante desse cenário, os jogadores contam com duas opções possíveis neste momento: excluir jogos para liberar espaço e fazer o download do novo título em um momento posterior, ou recorrer a soluções de armazenamento externo.

E eu nem precisava dizer isso, mas… as duas alternativas contam com vantagens e desvantagens a serem consideradas.

 

O melhor e o pior de excluir ou salvar o jogo em um HD externo

Ao excluir um jogo, ele continua disponível na biblioteca do jogador, porém, é necessário levar em conta o tempo de download e instalação caso o jogador queira jogá-lo novamente no futuro. Não é a opção ideal para aqueles mais imediatistas, ou aqueles que desejam executar os jogos no menor tempo possível.

Por outro lado, existe a possibilidade de utilizar soluções de armazenamento externo, desde que cada console permita o uso do dispositivo dentro de suas respectivas características.

Ou seja, os jogos precisam ser especificamente projetados para o PS5 e não podem ser executados exclusivamente a partir da porta USB. Além disso, o usuário precisa ter nas mãos um SSD no padrão M.2, o que pode implicar em um gasto adicional para quem quer muitos jogos.

Uma alternativa interessante é adicionar jogos à biblioteca, caso não haja espaço suficiente para o download imediato. Dessa forma, desde que a assinatura do PlayStation Plus esteja ativa, o título permanecerá disponível para ser jogado a qualquer momento.

 

Conclusão

Os jogos de videogames estão ficando cada vez maiores, o que representa um desafio para os gamers. O avanço da tecnologia resulta no investimento constante em recursos práticos do dia a dia. E é difícil encontrar uma solução racional e equilibrada, principalmente quando sua biblioteca de jogos é enorme.

A indústria de videogames precisa inovar e encontrar soluções para esse problema. Técnicas de compressão de dados mais eficientes, armazenamento na nuvem e outras maneiras que permitem que os seus jogadores não dependam de unidades externas ou outros métodos que normalmente levam a um investimento adicional.

No final das contas, o que importa é ter uma boa experiência de uso com os jogos e, se possível, fazer com que a versão final desses títulos seja cada vez menor com o passar do tempo.


Compartilhe