TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia iPhone 15 Pro vs iPhone 14 Pro | o que mudou? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | iPhone 15 Pro vs iPhone 14 Pro | o que mudou?

iPhone 15 Pro vs iPhone 14 Pro | o que mudou?

Compartilhe

Leia esse artigo ao som de “Titanium”, música de David Guetta com Sia. Vai colocar você no clima para esse comparativo.

Se existem diferenças substanciais entre o iPhone 15 e o iPhone 14, as mudanças presentes no iPhone 15 Pro (e Pro Max) são mais sutis em relação ao iPhone 14 Pro (e Pro Max). Mas elas existem, e ajudam a marcar melhor as versões normal e Pro do smartphone da Apple.

Sei que são telefones caros, e seu cartão de crédito vai chorar se você decidir comprar qualquer um dos dois modelos. Mas vale a pena mostrar as principais novidades do iPhone 15 Pro, para que você possa fazer uma escolha lúcida e consciente.

Não digo racional, pois é discutível pagar tanto dinheiro em um smartphone. Mas não quero fazer juízo de valor sobre os gastos alheios.

 

Design e tela

As gerações iPhone 14 Pro e iPhone 15 Pro são praticamente idênticas na estética, com exceção dos módulos de câmera um pouco maiores e bordas mais arredondadas nos modelos de 2023.

Temos mais opções de cores no iPhone 15 Pro, mas também temos a “aposentadoria” da cor grafite. Por outro lado, as bordas mais arredondadas contam com estrutura de titânio (entendeu agora a referência da música), deixando os modelos de 2023 “inacreditáveis” 1 grama mais leves que os modelos do ano passado.

Uau… que incrível, dona Apple!

E do lado esquerdo, temos um novo Botão de Ação no lugar da chave que silenciava os toques do telefone, entregando maior versatilidade no uso de recursos e aplicativos de forma rápida no dispositivo.

Por último, mas não menos importante (pelo contrário; é uma das coisas mais importantes): adeus, Lightning… olá, USB-C (obrigado, União Europeia, pela graça alcançada).

E neste caso, temos o USB-C 3.0, com taxas de velocidade de recarga e transmissão de dados mais elevadas em relação ao USB-C “capado” presente no iPhone 15 base.

Outro importante ponto de diferenciação entre as versões dessa atual geração do iPhone.

 

Processador

Aqui, a Apple deixa claro que não quer mais saber de brincar.

O chip A16 Bionic dos modelos Pro do ano passado ficam para os modelos base (iPhone 15) de 2023, e os novos modelos Pro contam agora com o potente A17 Pro, com um único objetivo: oferecer orgasmos múltiplos para os gamers.

São processadores pensados na alta performance nos jogos, a ponto de executar títulos com ray tracing nativo em um smartphone com tela de até 6.7 polegadas. É muita potência para um dispositivo muito pequeno.

Sem falar na maior fluidez e eficiência energética que o iPhone 15 Pro oferece… por um valor MENOS CARO que os modelos do ano passado.

Vou falar do preço no final do artigo, mas vale a pena ter essa informação em mente para a sua avaliação de compra.

 

Câmeras

Em teoria, não encontramos mudanças na câmera frontal, que se mantém com 12 MP.

E na câmera traseira, também estão mantidos os 48 MP no sensor principal de todos os modelos, assim como nas lentes auxiliares com 12 MP.

As mudanças são internas. O sensor principal do iPhone 15 Pro recebe um conjunto de sete lentes para entregar resultados ainda mais próximos das câmeras profissionais, e a lente teleobjetiva agora recebe o zoom de 5 aumentos.

Em termos práticos, as câmeras do iPhone 15 Pro estão tecnicamente melhores do que os sensores da geração anterior, mas apenas os fotógrafos e videomakers profissionais poderão mensurar o quão melhor essas lentes estão.

Os meros mortais podem cogitar a escolha pelos modelos do ano passado e, ainda assim, vão registrar fotos e vídeos de excelente qualidade.

 

Autonomia de bateria

Mais uma vez, a Apple entrega (em teoria) a mesma autonomia de bateria nos modelos das duas gerações, mesmo com todas as melhorias internas do iPhone 15 Pro.

Isso é algo que a Apple precisa explicar melhor. De novo: faltou otimização no iOS 17? O hardware novo não consegue compensar a gestão energética em função da potência maior?

Acredito que os testes práticos com os novos smartphones poderão oferecer respostas, já que a Apple é omissa e se cala sobre o assunto.

 

Preço

De forma surpreendente, a Apple conseguiu deixar o iPhone 15 Pro MENOS CARO que o iPhone 14 Pro. E no caso do iPhone 15 Pro Max, ele está proporcionalmente menos caro se considerarmos que a versão base desse modelo vem com 256 GB de armazenamento, e não com 128 GB da geração anterior.

Sem falar que o iPhone 15 Pro recebe um processador novo e acabamento de titânio. E esse último elemento que melhora o design e a resistência do telefone é considerado mais caro do que outros materiais utilizados pela Apple.

Isso significa que a relação custo-benefício dos modelos Pro de 2023 é melhor do que aquela oferecida pelo modelo do ano passado. É quase um milagre, considerando o cenário atual de telefonia móvel.

Tudo bem, a cotação do dólar no Brasil mais baixa e a necessidade de impulsionar o produto em diferentes mercados globais ajudam a explicar esse fenômeno.

Mas estamos falando da Apple, que tenta lucrar a todo custo. De carregador vendido separadamente a uma leva de acessórios com USB-C caríssimos no mesmo dia de lançamento do novo iPhone.

 

Qual vale a pena comprar?

Independentemente de sua escolha, prepare o cartão de crédito, pois ele vai sofrer.

É redundante dizer que o iPhone 15 Pro é um smartphone caríssimo. Estamos falando de um produto que pode custar obscenos R$ 14 mil no Brasil (iPhone 15 Pro Max de 1 TB).

Ou seja, só compre um iPhone Pro ou Pro Max se você REALMENTE precisa dele, ou se tem plena consciência que vai dar um bom uso para ele. Profissionais da área do audiovisual, produtores de conteúdo profissionais e pessoas com disfunção erétil certamente precisam ter um dispositivo que custa uma pilha de dinheiro para atender as suas respectivas necessidades.

Já os outros 90% dos meros mortais podem economizar o valor de um Samsung Galaxy S23 e comprar o iPhone 15 base, e serão felizes do mesmo jeito.

Colocando os modelos de 2022 e 2023 lado a lado, a compra do iPhone 15 Pro deve ser considerada por quem considera o titânio, o botão de ação, o USB-C 3.0 e o novo processador A17 Pro diferenciais relevantes em suas vidas.

Para muitos usuários, não são diferenças tão relevantes para a experiência geral com o dispositivo. Para outros, podem ser os argumentos definitivos para realizar o investimento no iPhone 15 Pro.

A decisão passa exclusivamente pelas necessidades individuais. O iPhone 15 Pro não invalida o iPhone 14 Pro, mas admito que se eu vivesse no modo “o dinheiro não é um problema na minha vida”, o modelo de 2023 seria a minha escolha.


Compartilhe