App do Dia

Antes, o boca a boca tinha mais efeito na hora de indicar um aplicativo. Hoje, as lojas de apps contam com páginas específicas para indicar os programas que podem ser mais interessantes para os usuários.

Um estudo recente realizado pela Apptopia mostra que as lojas de aplicativos contam com um papel fundamental, já que podem disparar os números de downloads de um determinado software.

Todos os dias, a Apple seleciona um aplicativo e um jogo para receber destaque na App Store do iOS. O chamado App do Dia é uma das estratégias editoriais da empresa, e que isso pode influir de forma muito direta no sucesso de um aplicativo sobre os demais.

Não é uma novidade, e chega a ser um movimento natural. A Apple faz o mesmo no Apple Music, onde listas pré-elaboradas e até uma emissora, a Beats1, promove conteúdos do serviço.

Mas no caso da App Store, já temos números diretos da influência de aparecer ou não no App do Dia. E um aplicativo que alcança esse posto pode ver os seus downloads dispararem em quase 2.100%. No caso dos jogos, esse aumento é de até 800%.

 

 

Os downloads influenciam diretamente nas receitas das diversas empresas. Nos números, o estudo revelou que as receitas desses apps e serviços que entram no App do Dia chegam a aumentar em mais de US$ 10 mil nos dias em que fica em destaque.

O que mostra o poder da Apple nesse aspecto é o fato de apps de diferentes categorias e desenvolvedores aparecerem no App do Dia, e sentirem o mesmo efeito de alavancar downloads e receitas.

Isso não é efêmero. Depois que os apps saem do destaque promovido pela Apple, eles sobem posições nos rankings, até aparecer entre os mais relevantes, prolongando o efeito por dias, meses, ou até se tornando algo permanente, se o app ou jogo tem qualidade o suficiente para sobreviver o passar do tempo.

 

 

O efeito App do Dia coloca esses apps e jogos no topo de cada categoria, e por lá ficam até serem substituídos… ou não.

Alguns aplicativos subiram até 1.000 posições nos diferentes rankings, se tornando o primeiro de cada categoria. E a grande pergunta que fica é: o que um aplicativo ou jogo precisa ter para ser um App do Dia?

Não é uma escolha aleatória. Isso é fato.

Seja como for, da próxima vez que você entrar na App Store ou na Google Play Store procurando algo muito específico ou apenas para ver o que tem de novo, os itens recomendados podem ter o poder de indicar o aplicativo que eles querem.

E você pode acabar fazendo o download desse aplicativo.

 

Via AppTopia