Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Cuidado com sites que prometem editar PDF “de graça” (mas cobram assinaturas com valores obscenos)

Cuidado com sites que prometem editar PDF “de graça” (mas cobram assinaturas com valores obscenos)

Compartilhe

Atenção, amigo leitor: tome cuidado com páginas e serviços online que prometem mundos e fundos de graça quando, na prática, cobram para realizar tais tarefas. E o pior: começam a realizar cobranças muito maiores do que os valores anunciados.

We-PDF e PDFMaster são exemplos de serviços que enganam os usuários com promessas de edição de PDF gratuita, apenas para revelar cobranças ocultas e assinaturas mensais.

A prática está se tornando cada vez mais recorrente entre os serviços online dentro dessa categoria, o que me obriga a fazer este conteúdo como forma de alerta para os usuários mais leigos ou desavisados.

 

Estratégias abusivas

Estamos pegando como exemplo o We-PDF e o PDFMaster, pois as duas plataformas abraçam essa estratégia de forma escancarada. Mas outras plataformas online já fizeram a mesma coisa, o que exige do usuário uma maior atenção antes de utilizar serviços de edição de PDF.

Ambas as plataformas apresentam preços iniciais atraentes e muito baixos, mas depois exigem assinaturas mensais significativas, sem deixar claro para os usuários que fará tal cobrança.

A falta de transparência nas páginas iniciais das plataformas, onde os preços e as condições de assinatura não são divulgados, leva muitos usuários a serem pegos de surpresa com cobranças recorrentes.

Sem falar no simples fato de que todos estão sendo enganados por uma omissão absurda de informação, apenas para arrancar dinheiro dos mais leigos com maior facilidade.

Tanto no Trustpilot quanto em fóruns como o Reddit, os usuários expressam a frustração e a indignação com as práticas de cobrança e a falta de apoio ao cliente, enquanto as respostas do PDFMaster e do We-PDF são evasivas e pouco úteis.

 

Procure os seus direitos

Eu nem precisava dizer isso, mas…

A transparência nas comunicações online é obrigação de qualquer empresa ou serviço online, e os órgãos de defesa do consumidor protegem o cliente contra práticas abusivas e enganosas.

Para os usuários afetados por essas plataformas, a recuperação de valores cobrados indevidamente pode envolver a consulta a um advogado e possíveis medidas legais contra as empresas.

Normalmente uma consulta aos órgãos como o Procon resultam em multa contra as plataformas e eventual ressarcimento de valores. Porém, o grande complicador nessa questão está no fato de serem plataformas online que atuam no exterior.

Logo, é sempre melhor prevenir do que remediar.

É altamente recomendado aos usuários buscar plataformas de edição e conversão de PDF confiáveis, que foram respaldadas por especialistas em tecnologia ou sites de credibilidade e, principalmente, que contam com o feedback dos usuários.

É melhor perder algum tempo na pesquisa dos melhores serviços online do que partir para o imediatismo de simplesmente clicar no primeiro link que aparece nos resultados de busca do Google.

Mesmo porque (caso você não saiba disso, e vai saber agora) é possível pagar para obter as melhores posições nos resultados de busca, o que pode tirar a autenticidade ou veracidade dos resultados apresentados no buscador.

Todo cuidado é pouco. E é melhor ter um cuidado maior neste caso.


Compartilhe