Desenvolver um emulador do Game Boy para o Apple Watch pode parecer algo absurdo… e, de fato, é. O tamanho da tela do relógio impede uma boa experiência de uso. Mesmo assim, é interessante, curioso e representa um claro desafio ao seu desenvolvedor.
O emulador foi desenvolvido por Gabriel O’Flaherty-Chan, e funciona razoavelmente bem no Apple Watch Series 2, por conta da potência do seu SoC S2, mas não nos modelos de primeira geração, com SoC S1.
O “razoavelmente bem” está no fato de não oferecer uma compatibilidade total, com uma velocidade de jogos mais lenta que a do Game Boy, mas com uma margem para melhorias e otimizações.
De qualquer forma, é uma conquista, pois não foi um projeto fácil. O autor afirma que foi muito complicado adaptar o seu emulador Giovanni, uma vez que o Apple Watch não suporta o OpenGL ES e a API gráfica do macOS e iOS, o Metal.
Isso agrega valor especial ao projeto, mesmo que ele não seja lançado oficialmente na App Store. Ao menos está derrubada mais uma barreira no fechado ecossistema da Apple. E só esse feito merece ser reconhecido com louvor.
O projeto na íntegra pode ser encontrado no GitHub.
Via Arstechnica