Quando estamos viajando, podemos ficar sem conectividade WiFi para trabalhar com o nosso computador. Felizmente, podemos recorrer ao nosso smartphone para criar uma rede WiFi independente, se valendo da conexão de dados móveis.

O recurso está disponível para Android ou iPhone, e funcona com PC ou Mac. A seguir, explicamos como você pode utilizar o seu smartphone como roteador WiFi para compartilhar sua internet.

 

Usando o iPhone como roteador WiFi

 

Começamos pelo uso do iPhone como roteador para um computador Mac. No smartphone, vá em Ajustes e selecione a opção Compartilhar Internet. Depois, deslize a aba para ativar o recurso, e escolha como você quer se conectar.

Você pode oferecer a internet via Bluetooth, USB ou WiFi. Escolha a última opção, e vá no ícone do WiFi no Mac. Ative a conectividade, e o seu smartphone vai aparecer, com o nome registrado, como mais uma rede móvel. A seguir, basta você se conectar à rede oferecida pelo telefone, com a senha previamente registrada.

Se você tem um PC, o procedimento é o mesmo. E você pode buscar a conexão do iPhone, pressionando no ícone do WiFi em Configuração > WiFi > Mostrar Redes Disponíveis.

 

 

Usando o smartphone Android como roteador WiFi

 

Se você tem um smartphone Android, há procedimentos diferentes para conectar um PC e um Mac.

Vá em ajustes no smartphone e clique em Mais. Aqui, vá em Compartilhar Internet WiFi, e ative a opção Criar Ponto de Acesso WiFi.

No computador, busque o seu smartphone entre as redes disponíveis, e digite a senha da rede. Para identificar ou mudar a senha do ponto de acesso WiFi, vá em Configurar WiFi e clique no item Mostrar Senha, e faça as modificações.