As atualizações do Windows 10 podem resultar em diversos problemas para alguns usuários. Problemas que não foram corrigidos em testes, ou gerados por falhas nos chips da Intel ou AMD podem resultar em anormalidades diversas nos computadores compatíveis com o software.

Tal cenário sempre coloca em xeque a filosofia do modelo de negócio “Windows como serviço” adotado para o Windows 10. O formato é interessante para manter o sistema operacional atualizado de forma mais rápida e eficiente, mas trouxe consigo problemas de estabilidade que eram melhor controlados na época dos Service Packs.

 

 

Solucionando problemas de atualizações no Windows 10

 

 

Desinstalação

É a forma mais direta para solucionar problemas com uma atualização do Windows 10. Em Painel de Controle > Programas e Características > Atualizações Instaladas ou indo direto no Windows Update > Ver Histórico de Atualizações, desinstale as mais recentes atualizações instaladas.

Inicialização Segura

Não dá para realizar o método anterior quando uma atualização bloqueou o equipamento. Logo, iniciar o Windows 10 em modo seguro (ou inicialização avançada) é a solução, onde carregamos apenas controladores e serviços mais básicos para resolver os problemas do sistema operacional. Uma vez nele, desinstale a atualização problemática.

Discos de Recuperação

Um disco de inicialização é uma ferramenta que não pode faltar nas mãos de qualquer usuário. Unidades óticas, pendrives ou discos externos USB podem ser a solução para isolar, identificar e solucionar as falhas.

Discos do Windows 10, Microsoft ou Fabricantes

O próprio Windows 10 tem um disco de recuperação do sistema. Se você ainda não criou, pode usar um instalador do Windows 10 disponível no site de download da Microsoft. O mesmo pode ser feito com discos de fabricantes do seu equipamento.

Adiar as atualizações

Uma vez solucionado o problema, talvez seja interessante adiar o ritmo das mesmas e pausar updates, algo que você pode fazer a cada 35 dias no Windows 10 Pro ou superiores (não na versão Home). Para isso, vá em Iniciar > Configuração > Windows Update > Opções Avançadas.

 

Ferramentas de Terceiros

Há várias ferramentas gratuitas e de código aberto que habilitam ou desabilitam as atualizações a qualquer momento. Vale a pena o uso em momentos de maior crise ou comportamento crítico do computador.